A economia da Cingapura cresceu em um ritmo mais lento do que o esperado no primeiro trimestre e a ilha aumentou sua meta para a inflação em 2008 em resposta à alta dos preços dos alimentos e da energia, disse nesta sexta-feira (23/05) o Ministério de Comércio e Indústria.
O Produto Interno Bruto aumentou 6,7% nos primeiros três meses do ano, ante o mesmo período de 2007, e 14,6% em comparação com o quarto trimestre do ano passado, em bases anualizadas e ajustadas sazonalmente. A estimativa inicial para a alta do PIB era de 16,9%, segundo o ministério.
A economia da Cingapura recuou em 4,8% no último trimestre do ano passado, em comparação com o trimestre anterior. Ainda é esperado um crescimento entre 4% e 6% para a economia em 2008, mas o governo reduziu sua estimativa para o crescimento das principais exportações do país, à medida que a demanda externa dá sinais de que permanecerá fraca durante este ano.
O governo espera um crescimento de 2% a 4% das exportações não-petrolíferas em 2008, comparado com a estimativa anterior de 4% a 6%. Já a meta da inflação é de 5% a 6%, ante a meta preliminar de 4,5% a 5,5%.
"Os preços do petróleo e dos alimentos subiram mais rapidamente e podem permanecer elevados no curto prazo", disse o ministério. A inflação de Cingapura acelerou em abril, alcançando a maior alta em 26 anos, à medida que os preços dos alimentos e da energia subiram.