Jornal Correio Braziliense

Economia

Fiat apresenta a perua Palio Weekend reestilizada

;

Porto de Galinhas (PE) ; A primeira montadora a criar o estilo aventureiro para um carro de passeio foi a Fiat, com a Palio Adventure, em 1999. Na linha do visual agressivo, vieram depois a Strada, o Doblò e a Idea. E essa idéia de ter um veículo 4x2 parecido com um 4x4 se espalhou pelo Brasil rapidamente com novos modelos ou por meio de acessórios e kits, conquistando a cada dia mais consumidores. A mesma Fiat que criou a idéia acabou perdendo a liderança no segmento das stations. Para retomar seu lugar no ranking, aposta agora na nova identidade visual da marca e, claro, na versão Adventure 1.8, seu carro-chefe. Como parte da política agressiva que passou a adotar, resolveu também não mexer no preço dos modelos. Eles chegam ao mercado em duas versões de motorização e três de acabamento, entre R$ 39.920 e R$ 53.850, para brigar com EcoSport, Peugeot 206SW, Parati e Spacefox. A maior novidade do lançamento fica por conta do sistema Locker, que equipa a Adventure 1.8 (112cv/114cv). Com ele, a perua ganha disposição para enfrentar subidas íngremes, terreno arenoso ou barrento que um carro de passeio certamente atolaria. A station é o primeiro carro produzido com tração dianteira 4x2 e bloqueio de diferencial. Entretanto, é bom que o consumidor saiba que o Locker não faz milagre ; o veículo não está preparado para entrar em qualquer atoleiro por aí ou trilha radical. Tanto que a própria Fiat classifica o segmento de off-road light. No quesito visual, as alterações deixaram a perua parecida com o Siena, tanto na frente quanto na traseira, com as charmosas lanternas horizontais. Detalhe: a parte móvel da lanterna ; presa à tampa do porta-malas ; traz as luzes de posição e de marcha a ré. Leia mais na edição impressa do Correio Braziliense