A companhia de mídia americana Time Warner anunciou que chegou a um acordo para dividir, até o final do ano, a Time Warner Cabo, sua unidade de televisão a cabo, em uma "separação legal e estrutural completa das duas companhias".
A Time Warner Cabo informou que abonará um dividendo extraordinário por um valor total de US$ 10,9 bilhões para seus acionistas, antes de completar a divisão das duas companhias.A Time Warner receberá, com isso, US$ 9,25 bilhões desse dividendo.
'Flexibilidade estratégica'
O presidente e executivo-chefe da Time Warner, Jeff Bewkes, considerou que a separação das duas companhias "é o passo correto para os acionistas da Time Warner e da Time Warner Cabo" e destacou que "após a operação cada companhia terá maior flexibilidade estratégica, financeira e operacional e estará melhor posicionada para competir".
"Somos otimistas sobre as perspectivas da Time Warner Cabo, mas suas metas estratégicas e suas necessidades de capital são diferentes das de nossos outros negócios", observou Bewkes.
Por sua vez, o presidente e executivo-chefe da Time Warner Cabo, Glenn Britt, afirmou que o anúncio de hoje marca "um passo importante na evolução da Time Warner Cabo".
"Nossa separação da Time Warner aumentará nossa habilidade para competir de forma agressiva e desempenhar bem nossa função em um ambiente muito competitivo, oferecendo os serviços de telecomunicações inovadores que necessitam nossos clientes, enquanto fazemos investimentos prudentes para continuar emprestando um serviço a nossos acionistas", acrescentou Britt.
A Time Warner trocará sua participação de 12,4% na TW NY Cabo Holding, uma subsidiária da Time Warner Cabo, por 80 milhões de ações comuns de classe A da nova emissão da Time Warner Cabo.
Deste modo, a participação da Time Warner na Time Warner Cabo, que com 14,7 milhões de clientes é a segunda maior operadora de televisão por cabo dos EUA, passará de 84% para 85,2%.
Pressões
A decisão da Time Warner de separar sua unidade de televisão a cabo acontece após as pressões dos acionistas para que o grupo se centre em seus negócios de conteúdos e aumente o valor de suas ações.
A Time Warner, que conta com 86 mil empregados, é atualmente proprietária da AOL, Time, Time Warner Cabo, Home Box Office, Turner Broadcasting Systems e Warner Bros. Entertainment.