A Petrobras pode fazer trabalhos de exploração de petróleo na costa cubana. Esse foi um dos pontos dicutidos na reunião entre a direção da companhia e a ministra da Indústria Básica de Cuba, Yadira García, ocorrida nesta terça-feira (20/05), na sede da estatal, no Rio.
Petrobras e o goveno cubano debateram pontos traçados no acordo de cooperação firmado em janeiro deste ano pela estatal brasileira e a Cupet (Companhia Cubana de Petróleo). Nele, as empresas se comprometiam a estudar iniciativas nas áreas de exploração e produção, lubrificantes, refino, manutenção, pesquisa e desenvolvimento e recursos humanos.
"Durante a reunião, a Petrobras e a Cupet consideraram a possibilidade de iniciar, num futuro próximo, levantamentos sísmicos em área marítima na parte cubana do Golfo do México. Desde o final da década de 1990, empresas estrangeiras foram autorizadas a operar nesta região", informou a Petrobras, por meio de nota.
Na reunião, foi tratada também a construção de uma fábrica de lubrificantes em Havana, capital cubana. Segundo a Petrobras, houve avanço nesse tema. A estatal brasileira e a Cupet continuam mantendo discussões sobre a constituição de uma empresa mista.