A Petrobras pretende concluir até o início do mês que vem os estudos preliminares para a implementação da refinaria Premium. Neles, deverá estar definido o local em que a unidade será erguida, afirmou nesta segunda-feira (19/05) o diretor de abastecimento e refino da estatal, Paulo Roberto Costa.
O executivo não confirmou a informação de que a refinaria será construída no Maranhão, como disse na semana passada o ministro Edison Lobão (Minas e Energia).
"Estamos concluindo os estudos. Eu acredito que, no máximo no final deste mês ou no começo do próximo, haja algo. Existem várias opções, avaliamos vários Estados", afirmou, em evento na sede da empresa.
A refinaria Premium terá capacidade para 500 mil barris/dia e deverá operar a partir de 2014. A unidade terá equipamentos de última geração, que irá permitir a produção de gasolina de alta qualidade. Parte desse volume será voltado para o exterior.
Aruba
Costa informou ainda que a Petrobras ainda não definiu se vai fazer oferta pela refinaria de Aruba, que pertence à empresa americana Valero Energy. Recentemente houve um incêndio em parte da unidade, e a Petrobras está acompanhando a situação da retomada das operações para definir se a fará alguma proposta.
"Ela está ainda pendente de retomada de operação de uma unidade que teve problema. Essa unidade tem de ser retomada a produção dele e nós estamos com o pessoal técnico lá para acompanhar. E em cima disso vai ser expedido um relatório do pessoal técnico para a gente", explicou.
Aquisições
O diretor frisou que a Petrobras está de olho outras possibilidades de aquisições na área de refino, e por isso, avalia o mercado de "forma global". Na última reunião do Conselho de Administração da empresa, a possível aquisição da refinaria de Aruba foi discutida, mas sem que houvesse definição sobre a compra.
"Foi discutido no conselho, mas não estava preparado o relatório. A questão será analisada na próxima reunião do conselho", disse Costa.