As ações preferenciais (PN) das companhias aéreas TAM e Gol estavam entre as maiores baixas do Índice Bovespa nesta sexta-feira (16/05), de 1,53% e 2,97%, respectivamente, às 11h13 (de Brasília), enquanto o Ibovespa avançava 1,01%, a 72.215 pontos, no mesmo horário.
Os papéis das companhias aéreas reagiam ao aumento do preço do petróleo no mercado internacional, que atingiu novo nível recorde nesta sexta-feira em Nova York, já que as empresas têm parte importante dos custos com o querosene de aviação (QAV). Hoje pela manhã, no pregão eletrônico da Bolsa Mercantil de Nova York (Nymex, na sigla em inglês), o contrato futuro do petróleo tipo WTI com vencimento em junho subiu a US$ 127,82 o barril, na máxima da sessão até o momento.
Petrobras
Entretanto, a alta dos preços da matéria-prima (commodity) no exterior favorece as ações da Petrobras, que operam em alta superior a 1%. Às 11h13 (de Brasília), as ações ordinárias (ON) e preferenciais (PN) da estatal petrolífera subiam 1,77% e 1,10%, respectivamente.
Especulações de que a China estaria aumentando as compras de óleo diesel se somava ao avanço dos preços de derivados para explicar o movimento de alta do petróleo. Além disso, um relatório do banco de investimento Goldman Sachs elevando suas previsões para de preço da commodity contribuía para o repique.