A produção industrial nos EUA teve uma queda de 0,7% em abril, com as perdas no setor automobilístico e no setor manufatureiro. O dado foi divulgado nesta quinta-feira (15/05) pelo Federal Reserve (Fed, o BC americano).
A produção nas manufaturas americanas caiu 0,8%, e a produção no setor automobilístico foi afetada pela queda na demanda por veículos novos e a uma greve em uma fornecedora de peças da General Motors.
A queda no mês passado foi igual à de fevereiro, e ocorreu depois de um ligeiro aumento de 0,2% em março. O setor manufatureiro teve um ligeiro alívio devido ao crescimento das exportações, com o dólar desvalorizado frente a moedas fortes como o euro - com isso, os produtos americanos se tornam mais baratos nos mercados externos, e por isso mais competitivos.
No setor de mineração a produção caiu 0,8%, enquanto nas prestadoras de serviços públicos houve ligeira alta de 0,3%. As indústrias, fábricas e manufaturas do país operaram com 79,7% de sua capacidade instalada - primeira vez em que a operação fica abaixo de 80% desde outubro de 2005, quando ficou em 79,8%.