Os preços do petróleo recuaram nesta quarta-feira (14/05) em Nova York, influenciadas pela alta nas reservas semanais de petróleo nos Estados Unidos.
Na Nymex (New York Mercantile Exchange), o barril de petróleo leve WTI para entrega em junho fechou cotado a US$ 124,22, com recuo de 1,26% sobre o fechamento de ontem.
As reservas norte-americanas de petróleo subiram na semana passada, mas menos do que o esperado, enquanto os estoques de gasolina caíram mais do que o previsto, anunciou nesta quarta-feira o Departamento de Energia dos Estados Unidos.
Os estoques do petróleo cru subiram em 200 mil barris, para 325,8 milhões de barris, na semana encerrada em 9 de maio, contra uma alta de 2,25 milhões de barris prevista pelos analistas.
Reservas
As reservas de gasolina - centro crescente de atenção ante a aproximação da temporada de viagens longas de carro nos EUA - recuaram 1,7 milhão de barris, a 210,2 milhões, enquanto os analistas calculavam decréscimo de 200 mil barris.
As reservas de diesel e combustível para calefação aumentaram em 1,4 milhão de barris, a 107,1 milhões, superando a elevação de 1 milhão de barris estimada.
Debandada
A notícia, embora não seja efetivamente um sinal de desaquecimento da demanda americana de petróleo, foi o suficiente para que os investidores batessem em retirada, realizando o lucro obtido graças a sete fechamentos em terreno positivo nos últimos oito pregões.
Também colaborou com a queda o boato de que o Irã, segundo maior exportador de petróleo do mundo, iria aumentar sua produção a partir de junho. Porém, o governo iraniano desmentiu a informação.