A esperada alta das ações da Petrobras, reagindo ao balanço melhor que o esperado divulgado nesta segunda-feira (12/05) à noite pela estatal petrolífera, e a virada para o positivo dos índices futuros de ações em Nova York animaram a abertura do pregão de hoje da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Às 10h10, o Índice Bovespa subia 0,80%, a 70.977 pontos. Na máxima do dia até este horário, o indicador avançou 0,95% a 71.084 pontos. O índice ainda não operou no terreno negativo.
O lucro líquido de R$ 6,925 bilhões registrado pela Petrobras no primeiro trimestre deste ano equivale a um crescimento de 68% em relação ao mesmo período do ano anterior, surpreendendo positivamente os analistas, que esperavam ganho médio de R$ 5,524 bilhões.
Com isso, deve haver um ajuste de posições nas ações da empresa já no início dos negócios, levando-se em conta que ontem as ações de Petrobras terminaram a sessão em leve baixa. Porém, nas negociações eletrônicas de ações após o horário regular (after market), os investidores tentaram recobrar as posições perdidas e os papéis fecharam no limite de alta, com o maior volume negociado.
O aumento no lucro líquido da Petrobras foi atribuído à redução nas despesas operacionais e ao efeito positivo sobre o resultado financeiro decorrente da menor apreciação do real ante o dólar no período, segundo relatório divulgado pela companhia junto ao balanço financeiro.