Nesta segunda-feira (12/05), durante apresentação do novo programa de apoio à indústria do governo federal, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, aproveitou para anunciar que, além dos 26 navios já contratados junto à indústria naval brasileira, a Petrobras terá, em breve, mais duas grandes encomendas. A primeira será a construção de dois superpetroleitos no Brasil, e a segunda, a compra de 146 embarcações de apoio (barcos usados para apoio, que transportam equipamentos, servem como rebocadores e ajustes pra plataforma). "Estamos apresentando um horizonte fantástico para a indústria naval brasileira", disse Gabrielli.
Lula, no início do seu discurso, brincou com o presidente da Petrobras, lembrando os investimentos bilionários da estatal. "Se a Petrobras continuar assim, vai ter eleição direta para presidente da Petrobras e indicação do presidente da República", brincou.
Lula disse que não vai esmorecer na política de apoio ao etanol como fonte alternativa de energia. "Convoco todos os brasileiros, sem distinção, para essa batalha. Os lobbies, por mais poderosos que sejam, não conseguirão bater os biocombustíveis. (...) O Brasil não irá mudar seu comportamento de forma alguma, qualquer que seja a crítica que nos façam", afirmou.