O emprego industrial cresceu 0,1% em março ante fevereiro, segundo dados da Pesquisa Industrial Mensal: Emprego e Salário, divulgada nesta segunda-feira (12/05) pelo IBGE. Esse resultado foi considerado uma estabilidade pelo instituto. Na comparação com março do ano passado, o emprego industrial subiu 2,9%. No acumulado do ano até março, o emprego subiu 3% e, no período de 12 meses até março, o emprego cresceu 2,6%.
O instituto informou ainda que o indicador de média móvel trimestral, usado para mensurar tendências, apresentou ligeira variação positiva (0,2%) no período encerrado em março, após ficar estável nos dois últimos trimestres.
Regiões
Ao detalhar o resultado de março, o IBGE informou que o crescimento de 2,9% no índice mensal decorreu do avanço no emprego industrial em 11 dos 14 locais pesquisados.
As principais altas no emprego foram detectadas em São Paulo (4, 4%), Minas Gerais (3,6%), região Nordeste (3%) e região Norte e Centro-Oeste (3,2%).
Setores
Também houve aumento no nível de emprego industrial em 12 dos 18 segmentos pesquisados em março deste ano, na comparação com março do ano passado.
Os principais impactos positivos vieram das altas no patamar de emprego em máquinas e equipamentos (15,2%), meios de transporte (11,9%), máquinas e aparelhos eletroeletrônicos e de comunicações (14,3%) e alimentos e bebidas (3,1%).
Porém, houve quedas expressivas no emprego industrial, na comparação com março do ano passado, no setor de calçados e artigos de couro (-12,1%), vestuário (-4,2%) e madeira (-9%).