O investimento das companhias chinesas no estrangeiro quase se quadruplicou nos quatro primeiros meses deste ano ao crescer 353% para US$ 19,340 bilhões, segundo dados oficiais publicados nesta segunda-feira (12/05).
Embora o número esteja ainda muito longe do investimento estrangeiro recebido pelo país asiático, o total supera todo o investimento das empresas chinesas no exterior em todo o ano de 2007, quando atingiu US$ 18,760 bilhões, segundo dados do Ministério de Comércio publicados hoje pela agência de notícias "Xinhua".
A estratégia política chinesa de investimento no estrangeiro foi criada em 1999 por Pequim sob o nome "além das fronteiras" e é destinada a estimular o investimento e o comércio no estrangeiro.
O governo chinês criou incentivos tais como a eliminação de controles sobre sua reserva de divisas, a maior do mundo, e simplificou os procedimentos administrativos para favorecer este investimento.
Nos últimos anos Pequim incentivou o investimento na África e na América Latina em setores como o energético, o mineiro e o bancário a fim de assegurar uma provisão de recursos naturais nos quais a China é deficitária.