As transportadoras devem reajustar em até 8% o preço do frete de insumos agrícolas, segundo informou o presidente do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), Mário Sérgio Cutait. ;As transportadoras já nos comunicaram que vão repassar o aumento desde o dia 5", disse Cutait, depois de participar de uma audiência pública da Comissão de Agricultura da Câmara que discutiu o aumento dos insumos agrícolas.
Cutait não soube precisar em quanto esse aumento refletirá no preço da ração animal, mas afirmou que haverá aumento. ;Hoje, qualquer migalha conta;, disse se referindo à conjuntura atual de alta no preço dos insumos agrícolas. O aumento do frete dos insumos reflete a alta de 15% no preço do óleo diesel nas refinarias, anunciado na semana passada.
Segundo o presidente do Sindirações, o crescimento da demanda mundial superior ao aumento da produção tem gerado a alta dos preços dos insumos nos últimos meses. O preço dos fertilizantes, por exemplo, aumentou de 40% a 100% nos últimos meses, como informou o diretor de Economia Agrícola do Ministério da Agricultura, Wilson Vaz de Araújo.
O diretor não soube dizer, no entanto, se o aumento dos insumos pressionará ainda mais o preço dos alimentos, que já estão em alta. ;Nós não sabemos, porque o agricultor não é um formador de preço, ele é um tomador de preço;, afirmou Araújo.