O comércio varejista deverá incorporar ao seu faturamento este ano um acréscimo de, em média, 14,80% por conta do desempenho previsto para as vendas em comemoração ao Dia das Mães, no próximo dia 11. Em se confirmando isso, o varejo terá, em termos de faturamento, o melhor Dia das Mães desde 2006. As informações constam de uma pesquisa realizada pela Centralização de Serviços de Bancos S/A (Serasa). Do total de pessoas entrevistadas, 1.010 executivos do setor varejista de todo o País,de acordo com o levantamento, 54% esperam aumento do faturamento na comparação com a mesma dada no ano passado, 38% acham que será a mesma coisa e apenas 8% se preparam para uma queda no faturamento.
No ano passado, informa a Serasa, 41% das pessoas que fizeram parte da pesquisa esperavam aumento do faturamento e 47% com estabilidade em relação à mesma data do ano anterior. Em 2006, na mesma referência, 37% dos empresários aguardavam aumento do faturamento na data e 40% acreditavam em estabilidade. Outra informação vinda da pesquisa feita este ano é de que as grandes empresas se caracterizam como as mais otimistas. Neste segmento, 80% dos empresário apostam no aumento do faturamento das vendas no Dia das Mães. O porcentual dos que contam com aumento do faturamento atingiu 59% das empresas de médio porte e 49% das pequenas.
Na análise regional, os empresários do Norte (63%) e do Centro-Oeste (59%) são os que acreditam em um faturamento maior na comparação com a mesma data de 2007. A região Sul tem 57% de seus varejistas trabalhando com a perspectiva de aumento do faturamento e o Nordeste e o Sudeste empatam nesse otimismo, com 51%.
Os mais otimistas
Em relação às vendas em volumes, 56% dos empresários entrevistados esperam aumento para o Dia das Mães 2008, 36% estabilidade e, novamente, apenas 8% acreditam em queda. Em 2007, 47% esperavam elevação das vendas físicas e em 2006, 35%. O acréscimo médio esperado nas vendas físicas no Dia das Mães 2008 é de 14,4% em relação à mesma data do ano passado.
Novamente, as grandes empresas são as mais otimistas, na opinião de 82% de seus empresários haverá um aumento das vendas físicas. Os empresários das médias e pequenas empresas dividem um otimismo ligeiramente inferior, com 60% e 53%, pela ordem.
Na avaliação por região, o Centro-Oeste registra o maior otimismo empresarial em relação às vendas físicas, com 63% de seus varejistas apostando na elevação. Na seqüência estão: Norte (59%), Sul (58%), Nordeste (56%) e Sudeste (54%).
Os empresários dividiram-se para justificar a boa perspectiva sobre o Dia das Mães 2008. 50% atribuem ao ambiente macroeconômico favorável, com crescimento da economia, aumento da renda e do emprego, e os outros 50% respondem pelo aspecto microeconômico, por comercializarem produtos relativos à data e por investirem em propaganda, promoções, variedade e lançamentos de produtos.