A Receita Federal recebeu 24,2 milhões de declarações de Imposto de Renda. O número foi divulgado há pouco, após o encerramento, às 20h desta quarta-feira (30/04), do prazo para envio do documento. O número de constribuintes que declararam o IR ficou dentro do esperado pela Receita, que havia anunciado expectativa de receber entre 24 milhões e 24,5 milhões de declarações.
De acordo com o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, a quantidade de declarações entregues este ano superou em quase 1 milhão as enviadas no ano passado. Rachid atribuiu isto ao crescimento da economia e aumento da formalização do emprego.
Segundo ele, não houve congestionamento no sistema da Receita ao longo do dia. Aproximadamente 3 milhões de brasileiros deixaram para declarar IR hoje, e só 300 mil preencheram formulário de papel nos postos da Receita Federal. O restante enviou a declaração do IR pela Internet ou entregou disquetes em agências bancárias, para serem repassados também via rede mundial de computadores.
Os contribuintes que perderam o prazo, agora só poderão declarar a partir de sexta-feira (02/05), uma vez que o sistema da Receita não funcionará durante o feriado do Dia do Trabalho. Essas pessoas estarão sujeitas a uma multa mínima de R$ 165,22.