As vendas de eletro-eletrônicos, equipamentos de informática e eletrodomésticos para o Dia das Mães devem crescer entre 10% e 12% em comparação com o ano passado no Distrito Federal. A estimativa é do Sindicato do Comércio Varejista do DF (Sindivarejista). O maior crescimento nas vendas ocorrerá no setor de eletro-eletrônicos e equipamentos de informática, mas eles não devem ser os mais procurados da data. De acordo com o presidente do Sindivarejista, Antônio Augusto de Morais, as vedetes devem ser as mesmas de anos anteriores: peças de confecção feminina, DVDs, CDs, artigos de couro - como bolsas e sapatos - e perfumaria.
Segundo Morais, o aumento significativo esperado para as vendas de bens duráveis como eletro-eletrônicos e equipamentos de informática está relacionado a fatores como facilidades de financiamento e crédito oferecidas pelo comércio e bancos, aquecimento da economia e queda do dólar. ;Com o dólar desvalorizado, cai o preço de produtos importados ou que têm componentes importados;, explica.
É esperado um bom desempenho dos eletrodomésticos e eletro-eletrônicos no Dia das Mães também a nível nacional. Nesta quarta-feira (30/04), a Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletro-Eletrônicos (Eletros) divulgou expectativa de aumento das vendas entre 8% e 10% em todo o Brasil.
Movimento
O Sindivarejista espera aumento geral nas vendas para o Dia das Mães entre 7% e 7,5%, em comparação com o mesmo período do ano passado. A data é considerada a segunda melhor do comércio - só perde para o Natal. A expectativa dos lojistas é que o movimento nas ruas em busca de presentes fique maior a partir da semana que vem. ;As pessoas estão para receber os salários relativos ao mês de abril e, como dinheiro no bolso, devem ir às compras;, diz Antônio Augusto de Morais.