A confiança do consumidor americano registrou queda em abril, atingindo o menor patamar desde março de 2003. O índice apurado pelo instituto privado de pesquisa Conference Board recuou para 62,3 pontos, contra 65,9 em março (dado revisado).
O indicador do instituto vem registrando quedas há quatro meses consecutivos. O dado, no entanto, superou a expectativa dos analistas, que previam que o índice fosse ficar em 61 pontos.
Na semana passada, a Universidade de Michigan informou que o seu índice de confiança do consumidor referente a abril caiu para 62,6 pontos, contra 69,5 pontos em março. O resultado de abril foi o menor em 26 anos.
"A recente aceleração na queda da confiança indica uma recessão mais longa e potencialmente mais profunda", disse o diretor de pesquisa da universidade, Richard Curtin. "Todos os domicílios agora esperam menores aumentos de salários e aumentos maiores de preços, e um em cada cinco apenas espera uma melhora em suas finanças ao longo do ano, leitura menos favorável em mais de um quarto de século."
A pesquisa do Conference Board foi baseada em uma amostragem de 5.000 domicílios nos EUA.