Uma crise prolongada na economia dos EUA, a volatilidade dos mercados globais e a alta da inflação são os principais riscos para os mercados de títulos da Ásia, informou o ADB (Banco Asiático de Desenvolvimento, na sigla em inglês), em um relatório divulgado nesta quarta-feira.
O volume de títulos nos mercados da Ásia subiu em 21% entre o fim de 2006 e ao longo de 2007, chegando a US$ 3,7 trilhões, mas o ritmo de crescimento pode perder fôlego neste ano. O ADB examinou os mercados da Asean (Associação de Nações do Sudeste Asiático, na sigla em inglês, composta por Brunei, Camboja, Indonésia, Laos, Malásia, Mianmar, Filipinas, Cingapura, Tailândia e Vietnã), além de China, Hong Kong e Coréia do Sul.
"Talvez o impacto mais imediato e visível da crise dos "subprime´ (créditos de risco) na região foi o aumento na volatilidade nos mercados de títulos", diz o relatório.
O ADB avaliou ainda que o desenvolvimento dos mercados de títulos sofre com restrições como pouca liquidez e que as autoridades reguladoras precisam melhorar a governança corporativa, reforçar a proteção legal, diversificar a base de investidores e aprofundar os negócios com derivativos, como forma de promover esses mercados.
O aumento no volume de títulos nos mercados da Ásia sugere que o impacto inicial da atual crise no setor financeiro foi limitado, diz o documento - que destaca que os maiores avanços foram os observados nos mercados do Vietnã, da China e da Malásia.
Quanto à inflação, o relatório diz que, enquanto o combate aos avanços de preços continuar a ser a tendência principal dos bancos centrais locais, os mercados de títulos em moeda local devem gerar maiores retornos.