O turismo internacional continuará crescendo em ritmo sustentável, apesar da crise financeira e da alta dos preços do petróleo. Segundo empresários do setor reunidos em Dubai para a 8ª reunião de cúpula do Conselho Mundial de Viagem e do Turismo (WTTC), isso acontecerá graças aos países emergentes, que atuam como destinos turísticos atrativos.
Apesar de previsto um desaquecimento para 2008, "as perspectivas de crescimento para a indústria do turismo continuam sendo boas a médio prazo graças à forte expansão dos países emergentes", assegurou o presidente do comitê executivo do WTTC, Geoffrey Kent.
Segundo Kent, "África, Ásia-Pacífico e Oriente Médio vão continuar com taxas de crescimento mais elevadas que a média mundial", que a WTTC cifra em 4,4% anuais até 2018.
No entanto, a atividade turística na América do Norte e Europa terá um crescimento reduzido, de pouco mais de 2% anuais pelos próximos dez anos.
A 8ª cúpula da WTTC reúne até esta terça-feira (22/04) em Dubai mais de mil empresários e profissionais do setor, assim como representantes de governos de 75 países.