Acra (Gana) - Em discurso na abertura da 12ª Conferência das Nações Unidas para o Comércio e o Desenvolvimento (Unctad), neste domingo (20), em Acra, o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, procurou amenizar as pesadas críticas aos biocombustíveis feitas pelo relator especial da ONU para o direito à alimentação, John Ziegler.
Na presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele disse que a alta nos preços mundiais dos alimentos não se deve apenas à produção de biocombustíveis.
"As razões da crise são muitas e não se pode pôr a culpa, como alguns fazem, na relação entre biocombustíveis e agricultura", discursou. Segundo ele, contribuiu para o aumento do preço dos alimentos a elevação do custo de transporte em razão da valorização do petróleo - o mesmo argumento vem sendo utilizado pelo presidente Lula em seus discursos.
Ban Ki-Moon também citou o aumento do consumo em regiões como a Ásia, a especulação financeira e o comprometimento das safras de 2007 devido a desastres naturais como causas para a inflação dos alimentos, que alcancou 45% apenas nos últimos nove meses. "O problema é sério, mas não vamos nos alarmar desnecessariamente. Nós sabemos o que fazer. Podemos reunir os recursos e a vontade política necessários", afirmou.