Uma jornada como tantas
De Francisco J. C. Dantas. Alfaguara, 240 páginas. R$ 64,90
O suplício de uma parturiente que precisa ser transportada em carro de boi, no interior do Brasil, até um posto de saúde, que possa atender um caso de parto prematuro e hemorragia, dá o tom do novo romance de Francisco J. C. Dantas. A história se passa nos anos 1950 e, como em boa parte dos romances do sergipano, traz personagens de origem humilde e histórias do Brasil profundo. (Nahima Maciel)
Doutor Sono
(Doctor Sleep, EUA, 2019). De Mike Flanagan. Com Ewan McGregor, Cliff Curtis, Kyliegh Curran, Jacob Tremblay e Rebecca Ferguson. Warner, terror, 152min. Não recomendado para menores de 16 anos.
Na trama deste filme, criado para dar sequência ao longa de 1980 O iluminado (baseado na literatura de escritor Stephen King), do filho do lunático personagem interpretado por Jack Nicholson, Danny (McGregor), se estabelece na pequena cidade de Frazier. Ele tenta um assumido processo de fuga de si mesmo, depois de intenso passado de alcoolismo. Mas, não tem jeito: o abandonado Hotel Overlook, elementos de magia e degradação física teimam em afetá-lo. Junto com os efeitos esquisitos e alguns traços kitch, a produção ao menos conta com a deslumbrante Rebecca Ferguson, na pele da vampiresca Rose Cartola. (Ricardo Daehn)
Aves de Rapina — O álbum
De vários artistas baseado no filme Aves de Rapina: Arlequina e sua emancipação fantabulosa. Atlantic Records, 15 faixas. Preço médio: R$ 49,90, disponível nas plataformas digitais.
Seguindo a tendência de álbuns inspirados por filmes de estreia muito esperada no cinema, Aves de Rapina — O álbum é um lançamento repleto de canções originais que dão também o tom do filme. Utilizadas para trilha sonora do longa protagonizado pela Arlequina, de Margot Robbie, as músicas do álbum são todas interpretadas por mulheres para seguir a mesma linha do filme, produzido, dirigido, roteirizado e protagonizado por mulheres. Entre as artistas que participam estão a diva ex-Fifth Harmony Normani; a rapper Doja Cat, figurona do topo das paradas, Halsey; e a personagem do filme, Canário Negro, interpretada por Jurnee Smollett-Bell.
Pedro Ibarra*
*Estagiário sob a supervisão de José Carlos Vieira