Neste domingo é dia de Iemanjá, orixá cultuado no candomblé e outras religiões de matrizes africanas. A Rainha do Mar, como é conhecida, é um dos orixás mais populares no Brasil, com grande influência na cultura popular, na música, arte, literatura e gastronomia. A maior festa celebrando o orixá é em 2 de fevereiro, quando as pessoas se vestem de branco com destino às praias para depositar oferendas à padroeira dos pescadores. Exaltando Iemanjá, o Divirta-se Mais selecionou estabelecimentos com preparos utilizando iguarias vindas do mar.
Das profundezas do oceano, o peixe congrio-rosa é um insumo caríssimo, afinal não pode ser mantido em cativeiro e habita até um quilômetro de profundidade, no fundo do mar. Ele é o destaque do restaurante Nosso Mar, em que o proprietário exalta o peixe. “Ele é maravilhoso, de qualquer jeito, fica bom”, elogia Carlos Henrique. No local, como o nome indica, a especialidade são os frutos do mar, que atendem a todos os gostos.
Já no Pecorino Bar & Trattoria, apesar de o foco ser a culinária italiana, há uma união entre o queridinho salmão e a lula. A casa serve salmão grelhado acompanhado de risoto negro com minilulas, destacando os sabores do mar.
Tradição das quintas-feiras em Fortaleza, a caranguejada é um sucesso no Ceará Carne de Sol.
*Estagiários sob a supervisão de Igor Silveira