O grupo de comédia G7 define o espetáculo Autoajude-se, em cartaz até o fim do mês no Teatro Maristão (615 Sul), como um “espetáculo-coaching”. E não é mera figura de linguagem: “Além de abordar o tema coaching, a peça ensina ao público, com bom humor, a mudar de vida. Retrata o desejo de transformação pessoal, que aflora no brasileiro a cada virada de ano, por meio da comédia. Ou seja: é uma comédia para você ‘se melhorar-se a si mesmo’”, explica o ator Felipe Gracindo, integrante do grupo.
Para elaborar o espetáculo, a partir do método de criação coletiva que caracteriza os 18 anos do grupo, os atores imergiram em processos de coaching. “Tratamos tanto de aspectos individuais, como ego e companheirismo, quanto empresariais, incluindo crescimento de metas e comunicação. Aliado a uma boa bibliografia, chegamos a um espetáculo atual, que fala com propriedade sobre a novidade coaching que tomou a atenção dos brasileiros”, pontua Felipe.
A cenografia minimalista, predominada por luzes e uma cortina de LED que “alude ao universo infinito e à antimatéria”, ampara a estrutura de esquetes que mostram a transformação do protagonista, João José. Mas quem realmente sai transformado, garante Felipe, é o público. “A mensagem é sempre de otimismo! A relatividade do tamanho do obstáculo é proporcional à sua confiança e vontade de realização. Quer melhorar sua vida?”, brinca.
* Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira
SERVIÇO
Autoajude-se
Teatro Maristão (615 Sul). Amanhã, às 19h e às 21h, e domingo, às 19h. Ingresso a R$ 60 (inteira) e R$ 30 (meia-entrada e ingresso social, mediante doação de 1kg de alimento ou um livro), à venda na bilheteria do teatro ou pelo site g7comedia.com. Não recomendado para menores de 12 anos. Menores de 6 anos não entram, mesmo acompanhados pelos pais.