Os comensais da capital podem se preparar para um verão delicioso pela cidade, isso tudo sem se descuidar da saúde e do paladar neste início de ano. A estação da alegria se estende até março e, nesse período, o que não faltam são estabelecimentos com receitas leves e hidratantes, claro, sem deixar de encantar as papilas gustativas.
A nutricionista Renata Guirau, do Oba Hortifruti, afirma que a hidratação é um ponto crucial nesta época do ano. “Durante o verão, devemos redobrar a atenção com a pele. Para isso, manter uma boa hidratação, consumir alimentos ricos em antioxidantes, não abusar de álcool e açúcares faz toda a diferença”, pontua.
Contra os raios nocivos do Sol, a dica que a especialista dá são os antioxidantes. “Eles reduzem os efeitos nocivos da exposição ao Sol, combatendo os radicais livres. Ótimas fontes de antioxidantes para acrescentar na dieta são a cúrcuma, o gengibre, o cacau, as frutas cítricas e as frutas vermelhas”, explica.
Ela ainda dá a dica para quem quer pegar uma cor: “Alimentos amarelos/alaranjados, como cenoura, abóbora, manga, laranja e pimentão são ricos em um composto antioxidante chamado betacaroteno, que atua diretamente na pele, ajudando a proteger dos radicais livres causados pelo sol e também a manter o bronzeado por mais tempo”.
Por último, a especialista ainda fala da importância de se consumir proteínas durante a estação.
*Estagiários sob supervisão de Igor Silveira
Regra simples
Se você quer saber a quantidade de água que deve beber, Renata Guirau ensina uma conta simples: “Você multiplica 35 pelo peso da pessoa. Por exemplo: uma pessoa de 70kg vai precisar de no mínimo 2450ml de água ao longo de um dia”.