Jornal Correio Braziliense

Divirta-se mais

Herança afetuosa

[FOTO1]

De geração para geração. O restaurante Ki-Mukeka tem sua origem no recôncavo baiano e está sob o comando da terceira geração da família Oliveira. A casa tem como destaque a moqueca. ;A que fazemos é uma receita tradicional da minha avó, passada para os meus pais e, hoje, eu que estou à frente dela;, conta Nelson Oliveira, chef do estabelecimento.

A partir de R$ 150 e servindo até duas pessoas, a moqueca pode ser de camarão, mariscos, peixe badejo, entre outras. Oliveira revela o segredo. ;A fórmula para uma boa moqueca são os ingredientes frescos;, ressalta o chef, que aponta também o uso de azeite de dendê artesanal no preparo, que dá um toque especial na receita. ;Ele é como se fosse a âncora. Vai se mostrar presente, mas sem estar à frente dos outros sabores. No final da garfada, o dendê dá aquele tom aveludado, uma sensação macia na boca;, descreve. O preparo só termina de cozinhar quando chega à mesa do cliente, servido em uma tradicional panela de barro.

Nelson Oliveira salienta a importância das influências africanas em nossa culinária. ;Estas influências são partes da nossa história, a gente não pode fugir disso. É importante tê-las em nosso dia a dia, no nosso cotidiano, pois não nos deixa esquecer do nosso passado;, finaliza.