Jornal Correio Braziliense

Divirta-se mais

Intuição em recortes

Exposição apresenta o trabalhos de artistas que usam a colagem analógica como linguagem artística

[FOTO1]
Transformar recortes em construções imagéticas harmoniosas, coloridas e cheias de significados. A partir de um todo, desconfigurar para reconstruir algo novo. Na junção das partes, soltas, desconexas, um quebra-cabeça singular. A exposição Intuição, em cartaz no Antonieta Café, na 708/709 Norte, reúne a dinâmica criativa de 12 artistas brasileiros expressa por meio de colagens analógicas.

O projeto faz parte de um desejo antigo do Clube de Colagem de Brasília de expandir as atividades do coletivo. Em conjunto com a plataforma multimídia de música independente brasileira, Escuta que é bom, as curadoras Letícia Miranda, Brenda Lee, Naiara Pontes e Isabela Dutra montaram a mostra com artistas de dois estados ; Paraná e Rio de Janeiro ; e o Distrito Federal a partir de uma chamada pública. ;Recebemos 71 inscrições e ficamos muito felizes com o resultado. A colagem analógica parte do princípio do que você tem de material disponível. Revista, livro, enciclopédia podem servir de suporte para criar uma imagem. O princípio é ser acessível, trabalhamos com o que temos em mãos;, detalha Letícia.

A produção, livre e intuitiva, guia o trabalho do coletivo, bem como desenhou a construção da exposição. Sem temas preestabelecidos ou muitas regras determinadas, os artistas selecionados criaram peças orgânicas com cores que se repetem, com os tons de azul, verde, rosa, vermelho e amarelo. Tampouco se prenderam às formas e aos recortes. ;Não tem a dinâmica do recorte, muitos rasgaram o papel e apostaram na intuição na construção da imagem, na sobreposição, na repetição;, comenta uma das curadoras. Entre essa reconfiguração das partes e formação de um novo todo, saltam temas como a solidão, as brincadeiras com a forma e com a própria bidimensionalidade.

SERVIÇO
Intuição
No Antonieta Café (708/709 Norte, loja 20). Visitação até 20 de novembro. De segunda a sábado das 9h às 21h. Amanhã, 16 de novembro, haverá um encontro do Clube de colagem de Brasília, às 15h, e mesa aberta com alguns artistas participantes da exposição Intuição, às 17h.