Integrar artisticamente as questões de diversidade sexual e de expressões de gênero e fomentar a inclusão de pessoas LGBTQIA%2b são propostas do Festival Plural, que ocorre sábado (25/7) e domingo (26). O evento on-line busca também a democratização, a pluralidade cultural e a inovação ao contemplar grupos e artistas emergentes do Distrito Federal e de outras regiões do país. A ampla programação, das 16h às 22h30, inclui shows, palestras e bate papos.
Tendo como apresentadora a cantora, atriz e performer Tita Maravilha, atualmente radicada em Portugal, o festival conta com atrações como Liniker, Jup do Bairro, Azzula, Bia Ferreira, Ana Moura, MC Derete, Pietra Souza, Rainha do Babado, Tonhão Nunes e Puta Romântica. “Num país como o que vivemos, nós, da comunidade LGBTQIA , nunca devemos pensar que a batalha está vencida. É preciso insistir e resistir. O ato de resistir é revolucionário, e, para isso, a música tem papel importante”, afirma Yuri Rocha, idealizador do Plural.
Ao ressaltar a força do festival, Tita Maravilha se diz privilegiada por estar ao lado de tanta gente que precisa ser ouvida, mesmo virtualmente. “Será uma celebração, um grito da comunidade LGBTQIA . Juntos somos poder.” Já a cantora Puta Romântica destaca: “Para nós, que somos artistas independentes, é importante mostrar nosso trabalho num festival como este, que levanta a bandeira da diversidade e também para o bem social da comunidade”. O projeto lançou o aplicativo Plural — Mapeamento LGBTQIA do DF, que pode ser baixado pelo site www.festivalplural.com.br e no perfil do Instagram @festival.plural.
Programação Festival Plural
25 de julho de 2020 – sábado
16:00 – Bate Papo: “A música como ferramenta de empoderamento LGBTQIA : experiências e histórias na cena musical atual”
Mediação: Renato Acha (DF). Convidados: Azzula (MG), Moara (DF), Lélia Castro (DF), Aisla Amorim (DF) e Sandro Biondo (DF)
17:30 – Show: Tonhão Nunes (DF)
18:00 – Palestra: Técnicas e Cultura Drag – Lorelay Fox (SP)
19:00 – Show: Puta Romântica (DF)
19:30 – Palestra – “Uma Década de Mapeamento Nacional LGBTQIA ” - com Sandro KA (RS)
20:30 – Show: Pietra Sousa (DF)
21:00 – Show: Jup do Bairro (SP)
22:00 – Show: Rainhas do Babado (DF)
22:30 – Show: Liniker
26 de julho de 2020 – domingo
16:00 – Bate Papo – “Enfrentamentos da cultura LGBTQIA nas políticas atuais: relatos e partilhas sobre os desafios que estamos vivendo e apontamentos do que está por vir”
Mediação: Gabriel Galli - ONG Somos (RS/DF). Convidados: Kael Studart (DF/SP), Élle de Bernadini (SP), Brunna Rosa (SP) e Denilson Tourinho (MG).
17:30 – Show: Anna Moura (DF)
18:00 – Oficina de Vogue - com Kona Zion (DF)
19:00 – Palestra: Cotidiano, Cuidado de Si e Saúde Mental” - com Sabine Passareli
20:00 – Show: Azzula (MG)
20:30 – Palestra: “Literatura, Estética e Revolução” – com Kika Sena (AC)
21:30 – Show: Mc Debrete (DF)
22:00 – Show: Bia Ferreira(MG)