O livro infantil As cores de Tó, escrito por Flávia Ribas e ilustrado por Carmen San Thiago, será lançado virtualmente neste sábado (25/7), pela conta do Instagram Fribas Livros. Esta é a segunda colaboração das brasilienses, que começaram a trajetória literária em conjunto a partir de uma amizade. O lançamento contará, também, com um bate-papo.
A narrativa foi criada a partir de uma experiência vivida pela psicóloga do Médicos sem Fronteiras, Débora Noal, no Sudão do Sul. Após ouvir os relatos, Flávia e Carmen se interessaram pela história, a qual tratava sobre o complicado cotidiano de crianças em situação de refúgio, que perderam a família em decorrência das guerras civis.
Na história, Tó, de 9 anos, é o personagem principal e Anna é a prima dele. Após uma grande guerra, as crianças perderam toda a família, por isso passam parte da vida em um campo para refugiados, distante da antiga aldeia. Com as memórias da tragédia à flor da pele, o garoto enxerga o mundo com menos cor e com mais tristeza. No entanto, por meio de lembranças contentes com os parentes, em momentos antes do conflito civil, Tó e Anna reencontram boas e coloridas recordações.
Recheado de ilustrações das mais diversas formas, As cores de Tó foi criado, então, com a intenção de retratar os sentimentos incertos ao lidar com tanta violência e perdas provocadas por confrontos civis. Porém, no decorrer da história, as autoras trabalham a superação do medo e as reviravoltas que fizeram transformar um mundo cinza em um universo de cor.
“Senti a necessidade de existir uma história que pudesse ser contada para essas crianças e que as fizesse saber lidar com esses sentimentos e seguir em frente. Por isso, além de falar da dor, queremos dar esperança. É isso que nos move como unidade, não tem como viver só na dor, precisamos olhar pro horizonte”, explicou a escritora Flávia Ribas.
Cores do livro
As cores trabalhadas na produção literária foram estrategicamente pensadas em acordo com os sentimentos das personagens. A primeira cor pensada para retratar a dor de Tó foi vermelho e cinza, que refletem a violência e a guerra. Nos próximos capítulos, Carmen decidiu eliminar os sentimentos ruins, o que, consequentemente, foi manifestado nas aquarelas pintadas por ela.
“Meus sonhos têm cor, são coloridos! Eu comecei com as coisas ruins, mas queria exterminá-las. Ao longo das páginas do livro quis ilustrar mais ainda os sentimentos. Quis dar cor para os sorrisos, para os cheiros, para a saudade. Exagerei nas formas e nos desenhos, que já é uma característica minha”, defendeu a ilustradora Carmen San Thiago.
O texto do livro já havia sido lançado, anteriormente, em março deste ano, na Universidade Federal do Espírito Santo. Com o lançamento, o livro foi contemplado com o IV Prêmio de Literatura da Editora da Universidade Federal do Espírito Santo.
As cores de Tó pode ser adquirido por meio do site da Amazon e da editora Edufes. Além desses locais, na Livroteca, em Águas Claras. O valor do livro é R$ 30.
Serviço
Bate-papo com Flávia Ribas e Carmen San Thiago, com a participação de Débora Noal, e lançamento do livro. Sábado, 25/7, às 16h, no Instagram @fribaslivros e @carmensanthiago. Mais informações em: www.instagram.com.br/fribaslivros e 98151-3831.
Como adquirir:
No site da Editora: http://edufes.ufes.br/onde-encontrar
Na Amazon: https://is.gd/coresdeto
Na Livroteca, em Águas Claras: https://storytime.com.br/
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel