Diversão e Arte

Festival Preta Cei reunirá mulheres pretas da periferia de 21 a 26 de julho

Mulheres negras e periféricas, atuantes em diversas áreas, farão um debate virtual durante a Semana da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha

Cinco mulheres pretas da Ceilândia – Prethaís, NegraEve, Ester Cruz, Jéssica Alves e Joanna Alve – idealizaram e realizarão a partir desta terça-feira (21/7) o Festival Preta Cei, que celebra o Dia Internacional da Mulher Negra, Latino-Americana e Caribenha, comemorado em 25 de julho.

Até domingo, uma programação virtual e gratuita, transmitida ao vivo pelo Instagram, reunirá mulheres negras de origem periféricas atuantes em diferentes áreas para uma série de debates temáticos. 

As mesas contarão com a participação de Jackeline Silva, Ester Cruz, Realleza, Jéssica Alves, Dyarley Viana, Mãe Baiana de Oyá, Suellen Saboia, Joceline Gomes, Danielle Sanchez Mutaledi, Maria Paula Andrade, Ana Luiza Guimarães e Kinah Monifa Nyabinghi.

No sábado, o Show das Pretas contará com apresentações artísticas de Prethaís, NegraEve, Pietra Sousa, Ayoolah Akilah, Júlia Nara, DJ Juh, Sarah Benedita, Batida do Contorno e Talíz. O festival contará ainda com a presença de integrantes da Frente de Mulheres Negras, Coletiva Pretinhas, Pretas Candangas, Articulação Nacional de Negras Jovens Feministas e do Coletivo Mães de Quebrada.

O festival promove também uma vaquinha virtualque arrecadará fundos para auxiliar famílias de artistas e personalidades pretas em situação de vulnerabilidade social, com doação de cestas básicas e produtos de higiene.