Diversão e Arte

O cinema de luto

A morte de duas estrelas de Hollywood comoveu o mundo. Kelly Preston perdeu a batalha contra o câncer de mama, e Naya Rivera foi encontrada morta possivelmente por afogamento


Kelly Preston, 57 anos

Foi por meio do Instagram que John Travolta anunciou a perda da companheira e atriz Kelly Preston, aos 57 anos, “a linda esposa”, como ele descreveu. O astro ainda destacou a coragem de Kelly, que contou com “amor e apoio”, ao longo dos mais de dois anos nos quais enfrentou efeitos do câncer de mama. A morte de Kelly, uma atriz destacada em seriados dos anos de 1980, veio 11 anos depois de outra tragédia pessoal: a perda do primogênito Jett, numa temporada da família nas Bahamas. Jett sofria da Síndrome de Kawazaki (rara doença inflamatória), fato que impulsionou Kelly para lutas por caridade e ações beneficentes, entre as quais a do combate à dependência química.

Kelly Preston morreu, em Houston (Texas), tendo como legado, na carreira, obras em cinema que contaram com cineastas de peso, como Ivan Reitman (à frente da comédia de 1988, Irmãos gêmeos, com Arnold Schwarzenegger) e Sam Raimi (de Por amor, lançado em 1999, com Kevin Costner e acolhido por legião de adoradores de basebol). Às vésperas dos anos 2000, ela atuou Jerry Maguire: A grande virada, ao lado do consagrado Tom Cruise. Ainda em escala cinematográfica, a atriz esteve no videoclipe She will be loved, do Maroon 5.

Ex-companheira de Charlie Sheen, Kelly Preston iniciou, em 1987, o romance com Travolta (com quem teve os filhos Jett, Ella Bleau e Benjamin). A devoção de ambos à cientologia foi persistente assunto de fofocas nos tabloides. Outro tema recorrente na vida da atriz (que teve o corpo cremado, na manhã do último domingo), esteve no fato de ter sido preterida na escolha de Brooke Shields para o longa A lagoa azul (1980).

Ainda que o talento de Kelly tenha muitas vezes sido colocado em xeque, pelas recorrentes indicações a pior atriz coadjuvante nos prêmios Framboesa de Ouro (dedicado aos piores momentos do cinema), por filmes como Gotti: O chefe da máfia (2019), Surpresa em dobro (de 2009, com Robin Williams), O gato (com o humorista Mike Myers, em 2003) e A reconquista (2000), nada desabona a carreira de sucesso, praticamente iniciada com um cult: Christine, o carro assassino (1983), adaptação do terror de Stephen King, pelas mãos do mestre John Carpenter.

Com direito à participação de Judy Dench, no ainda inédito Off the rails, Kelly se despediu do cinema. A atriz nascida em Honolulu (Havaí) reservou o brilho em trajetória para filmes que trataram de temas feministas, como visto em Ruth em questão (1996), de Alexander Payne, e estrelado por Laura Dern.

Muitas curiosidades ainda deram as caras na carreira de Kelly Preston: com roteiro de Quentin Tarantino, esteve em na comédia de Robert Rodriguez, Um drink no inferno (1996) e integrou o elenco de Voando alto (2003), conduzido pelo brasileiro Bruno Barreto (2003). Além disso esteve ao lado dos lendários Rod Steiger e Julie Harris, no curta do também ator Jeff Goldblum, em Little surprises, um dos finalistas ao Oscar de 1996.


Naya Rivera, 33 anos

Foi confirmada a morte da atriz e cantora Naya Rivera, conhecida pelo sucesso que fez na série Glee (2009-2015) interpretando a personagem Santana Lopez. O corpo da estadunidense foi encontrado, ontem, pela equipe de resgate da cidade de Ventura, na Califórnia, após cinco dias do desaparecimento. As buscas estavam sendo feitas desde a última quarta-feira, quando a atriz sumiu durante um passeio de barco com o filho pelo Lago Piru, entre a Floresta Nacional Los Padres e as Montanhas Topatopa.

Naya tinha 33 anos, era divorciada e deixa um filho de 4 anos de idade, Josey Hollis Dorsey, que estava no passeio com a mãe. Na ocasião, o menino informou que Naya foi mergulhar e não retornou à superfície. A criança foi encontrada sozinha no barco.

O corpo da atriz estava boiando na área onde foi vista pela última vez, durante o passeio com Josey. “Como vocês sabem, desde quarta-feira estamos procurando Naya Rivera. Hoje nosso time achou um corpo e, baseado no local onde ele estava, a aparência do corpo e que não havia outra pessoa desaparecida, confirmamos que é Naya Rivera”, contou o xerife Bill Ayub em coletiva de imprensa.

Horas antes, familiares e amigos da atriz se reuniram e fizeram uma homenagem à beira do lago. Ex-marido de Naya e pai Josey, Ryan Dorsey estava presente. Colegas de elenco também estavam junto a Dorsey.  O corpo da atriz-cantora foi encontrado no mesmo dia em que a morte de Cory Monteith, protagonista do elenco de Glee, completa sete anos. O ator morreu em 13 de julho de 2013, aos 31 anos. Juntos, os atores estrelaram quatro temporadas da série. A intérprete de Santana Lopez, ainda fez parte do elenco das temporadas seguintes, totalizando seis.

A artista será sempre lembrada pelo papel de Santana, uma líder de torcida em Glee. Contudo, a carreira de Naya começou bem antes. Filha da cantora latina Yolanda Rivera, que fez sucesso entre os anos 1960, 1970 e 1980 com o grupo musical de Porto Rico La Sonora Ponceña, Naya seguiu os passos da mãe no cenário artístico.

Desde bebê participava de propagandas de televisão, aos 4 anos foi uma das estrelas do seriado The royal family, criado por Eddie Murphy, que foi ao ar entre 1991 e 1992, em temporada única de cinco episódios. Ela fez participações em séries como O maluco no pedaço, S.O.S Malibu, Bernie Mac, Um tio da pesada e CSI Miami, até chegar a contratação em Glee. Atualmente, a artista estava no elenco de Step up: high water, produção da YouTube Red que focava em histórias envolvendo campeonatos de dança. O seriado estava previsto para ter a última temporada em 2021.

*Estagiários sob a supervisão de José Carlos Vieira


Neto de Presley
Benjamin Keough, 27 anos, neto de Elvis Presly, foi encontrado morto na manhã do último domingo na mansão da família em Calabasas, na Califórnia. Filho de Lisa Marie Presley e do músico Danny Keough, Benjamin sempre se manteve afastado dos holofotes. No entanto, as semelhanças físicas com o avô faziam com que o jovem chamasse atenção. Benjamin herdou as veias artísticas da família. Ele cantava e chegou a assinar contrato com a gravadora Universal em 2009, mas nunca lançou nenhum material. A polícia trabalha com a possibilidade de que o jovem tenha cometido suicídio.