Mais de 150 escritores, acadêmicos e intelectuais assinaram uma carta intitulada A letter on justice and open debate (Uma carta sobre justiça e debate aberto, em tradução livre). Nomes como J.K. Rowling, Margaret Atwood, Noam Chomky assinam a carta publicada na última terça-feira (7/6) na Haper’s Magazine, fazendo um apelo ao debate tolerante de ideias e à revisão da chamada “cultura do cancelamento”.
Saiba Mais
“A inclusão democrática só pode ser atingida se nós denunciarmos o clima intolerante que está estabelecido em todos os lados. […] Como escritores precisamos de uma cultura que nos dê espaço para experimentações, chances de tomar riscos e até cometer erros. Precisamos preservar a possibilidade de uma discordância de boa-fé, sem consequências profissionais terríveis“, diz a carta.
Vale lembrar que J.K. Rowling foi acusada recentemente de ser transfóbica, após criticar uma publicação que se referia às mulheres cis como "pessoas que menstruam” em vez de “mulheres”, considerando a inclusão das mulheres trans no termo. Rowling defende que apenas o sexo biológico da pessoa deve ser considerado para a definição de gênero. Vários atores da saga Harry Potter, escritores e fãs se posicionaram contra a autora.