Muitas são as formas de músicas alcançarem o patamar de sucessos, contudo, recentemente, uma ferramenta tem sido crucial. O TikTok, rede social de vídeos de 15 a 60 segundos, tem sido uma das responsáveis por sucessos na música brasileira e estrangeira. Na raba toma tapão, do funkeiro Niack; Eu já, eu nunca, de Angel; e Tudo em sigilo, de MC Bianca, foram sucessos na plataforma e em streamings no Brasil. Internacionalmente, o TikTok ajudou nos sucessos de Old town road, de Lil Nas X, e The Box, de Roddy Rich, músicas com milhões de reproduções em serviços como Spotify e YouTube.
Em meados de maio, uma série de jovens adeptos do aplicativo no Brasil começaram um desafio para descobrir de qual estado do Brasil teria o melhor estilo de funk. A faixa usada para as versões foi Na raba toma tapão, de Niack. Lançada em abril, a canção teve um boom de ouvintes chegando a ser a música brasileira mais escutada naquele mês no app Deezer, e alcançando a marca de mais de 25 milhões de reproduções pelo Spotify.
“No começo, foi espontâneo, a gente não imaginava que o engajamento da música começaria de lá”, comenta Niack sobre o sucesso repentino da música. O funkeiro falou que, quando ele e a equipe perceberam, começaram a trabalhar com ações de marketing em cima disso. “Tem sido gratificante demais para mim, porque, apesar de eu ter acreditado que algum som meu iria estourar, não imaginei que seria tão rápido. Tem apenas quatro meses que lanço músicas”, diz o cantor. Ele também fala que, após todo este processo, passou a ser mais ativo no TikTok para interagir com os fãs.
Quem também teve sucesso pelo aplicativo foi a cantora Angel. “Devido à quarentena, eu fiquei com mais tempo livre e acabei compondo essa música”, ressalta. A canção passou a ser usada no Tik Tok com pessoas respondendo às perguntas feitas pela cantora.
Por não ter sido pensada exatamente para o aplicativo, mas ter se popularizado por lá, o sucesso foi relativamente surpreendente para cantora “Foi algo que aconteceu. Obviamente, eu pensei nas pessoas brincando de Eu Nunca, Eu já. Mas não imaginei que fosse viralizar logo no TikTok”, lembra Angel.
Muito famoso mundialmente desde 2018, quando se tornou o aplicativo mais baixado dos Estados Unidos, o TikTok conquistou uma legião de fãs no Brasil. “Temos uma estratégia de localização forte, em que incentivamos os usuários a criarem conteúdos relevantes para cultura e tendências regionais. Acreditamos que isso tenha feito a diferença para nosso sucesso no país”, explica Rodrigo Barbosa, community manager do aplicativo no país.
*Estagiário sob a supervisão de Igor Silveira. Colaborou Adriana Izel