Projeto do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal, o edital FAC Regionalizado registrou 1207 propostas de agentes culturais, um recorde na modalidade. Com um investimento de R$ 13 milhões, o maior já realizado pelo FAC às ações culturais, o chamamento público realizado pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF conta com 195 vagas.
Dentre as novidades estão a reserva de 65 vagas para agentes culturais que não tenham acessado recursos do FAC nos últimos cinco anos, na busca de descentralizar e popularizar a cultura. “Esta medida, além de ampliar o alcance do FAC, certamente gera mais oportunidades aos agentes culturais que se ocupam em produzir arte e cultura fora do Plano Piloto”, explica, em nota oficial, o subsecretário de Fomento e Incentivo Cultural, João Moro.
Saiba Mais
“O governo do Distrito Federal não virou as costas aos fazedores de cultura. Enquanto o FAC cumpre o objetivo para o qual foi criado, compete a nós, gestores, desenvolver as linhas de atuação de forma a atingir em especial aqueles que foram primeiramente impactados pela crise. Tudo com muito diálogo e, principalmente, transparência”, afirma, em nota oficial, o Secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues.