Na próxima quarta (1º/07) , os atores e o diretor de M-8, Quando a morte socorre a vida usarão o filme como ponto de partida para uma live-debate com o tema Racismo e Representatividade no Audiovisual. O encontro ocorrerá às 19h e será conduzido pela jornalista e ativista Alinne Prado, com as participações de Jeferson De (cineasta) e dos atores Juan Paiva, o protagonista Maurício, e Mariana Nunes, que interpreta Cida.
O longa, que tem previsão de estreia para o segundo semestre de 2020 (caso os cinemas reabram dentro das normas de segurança sanitária) trata do racismo a partir da história do jovem Maurício, primeiro estudante negro na universidade de Medicina.
Saiba Mais
M-8 é baseado no livro de mesmo nome do autor Salomão Polakiewicz e narra a jornada de jovem preto que ingressa como aluno cotista da Universidade Federal de Medicina. Ao chegar na instituição, ele é confrontado com uma dura realidade: o corpo que servirá para estudo na aula de anatomia também é negro. Impactado com a experiência, Maurício se vê envolvido com M-8, como o corpo do jovem morto é cadastrado, e inicia uma saga para desvendar sua identidade, enfrentando as próprias angústias e repensando seu lugar na sociedade. O filme venceu na categoria melhor ficção, por voto popular, do mais recente Festival do Rio.
Integram o elenco Giulia Gayoso, Bruno Peixoto, Fábio Beltrão, Zezé Motta, Ailton Graça, Alan Rocha, Rocco Pitanga, Dhu Moraes, Léa Garcia. Lázaro Ramos, Henri Pagnoncelli e Malu Valle fazem participações especiais.
A live-debate é uma parceria Portal Exibidor, Paris Filmes/Downtown Filmes, Migdal Filmes, e Buda Filmes. O roteiro é de Jeferson De e Felipe Sholl.