Diversão e Arte

Intrigas no pop contribuem para o aumento no número de streams dos artistas

As discussões e as polêmicas na indústria musical pop refletem diretamente no número de reproduções nas plataformas digitais de música. Foi o que aconteceu com hits de Anitta e Ludmilla

Nas últimas semanas, alguns expoentes da música pop nacional se envolveram em polêmicas. Tiago Iorc, Anavitória, Anitta, Ludmilla, Luísa Sonza, Vitão, entre outros foram protagonistas de algumas discussões nas redes sociais. No entanto, indo contra a corrente esses cantores não foram “cancelados”, e sim, aumentaram o número de reproduções das faixas nas plataformas digitais de música e ocuparam posições de destaque nos trending topics do Twitter. 

As polêmicas que envolvem Anitta e Ludmilla não são recentes, embora tenham ganhado mais visibilidade após uma das cariocas publicar uma carta aberta no Instagram expondo a relação delas. Enquanto muitos fãs ficaram do lado de Anitta, outros defenderam Ludmilla. No entanto, saindo do mérito da discussão, o "exposed" foi determinante para alcançar novas conquistas.

O clipe de Vai malandra, uma parceria de Anitta com MC Zaac, lançado em 2017 alcançou a marca de 400 milhões de visualizações no YouTube em meio às polêmicas envolvendo as funkeiras e é o quinto clipe mais visto da cantora. Já a faixa Veneno de 2018, em que Anitta aparece no clipe com uma cobra chegou ao 1º lugar no iTunes Brasil, após quase dois anos do lançamento.

 

Ludmilla também aproveitou a ocasião para anunciar o lançamento do novo single, Cobra venenosa. A faixa chegará às plataformas em 3 de julho. O refrão embalava a carta aberta publicada por Lud. Além disso, a cantora também publicou um vídeo cantando a música um dia após o exposed e movimentou a internet. Os fãs apontaram que a letra era uma indireta para a dona do hit Show das poderosas. 
 
 

Marketing polêmico


Luisa Sonza e Vitão também protagonizaram uma polêmica nos últimos dias. Após se separar de Whindersson Nunes, a cantora publicou fotos com Vitão dando a entender que eles seriam um casal. Contudo, o que muitos apontaram como uma “traição” ou como um novo relacionamento, na verdade, era apenas uma estratégia de lançamento do single Flores
 
 

O assunto foi um dos mais comentados nas redes sociais. O clipe foi divulgado no canal oficial de Vitão à meia noite de 12 de junho e, em pouco mais de duas horas, já contava com cerca de 90 mil curtidas. No Deezer, a faixa é a música mais ouvida de Sonza desde o lançamento, deixando para trás Braba. As cidades que mais escutam a nova música são Brasília, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte. E, além do Brasil, Flores já está passeando pelos Estados Unidos, França, Irlanda e Portugal. A música também está entre as 50 faixas mais tocadas no Brasil pelo Spotify. 

Por conta do marketing utilizado por Luísa e Vitão a faixa também ganhou haters, reuniu comentários machistas e classificações negativas. Mesmo com bons números de streams nas plataformas de música, o clipe de Flores já recebeu mais de 4,4 milhões de deslikes, enquanto registra 1,8 milhões de likes. 

*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel