A banda Francisco, el Hombre se uniu para homenagear Rafael Gomes, baixista do grupo há seis anos e meio. A faixa Despedida é um presente para o ex-integrante do grupo e diz muito sobre a reflexão que a partida dele trouxe para Mateo Piracés-Ugarte, Juliana Strassacapa, Sebastián Piracés-Ugarte e Andrei Kozyreff.
"Um post não daria conta de contemplar tudo o que estamos sentindo neste momento. Sempre acreditamos na música como um instrumento de comunicação e expressão social, política e pessoal. Então, esse seria o único caminho capaz de traduzir a mensagem sobre a saída do Gomes da Francisco, el Hombre", diz Mateo em material de divulgação.
A música é embalada pelo trecho: “Essa chave, leve contigo/ você não é visitante aqui, você tem um lar/ agradeço tudo o que vivemos antes”. A música foi gravada pelo baixista sem ele saber que era uma homenagem a ele.
"Por mais que tenhamos construído um ambiente de trabalho invejável, eu já vinha percebendo que existiam outros sonhos ganhando força dentro de mim. Não faço ideia do que vai ser da vida daqui em diante, mas senti que era preciso desapegar do que já havia vivido para poder abrir espaço para novas experiências", conta Rafael Gomes.
O plano inicial era fazer um grande show de celebração da caminhada de Gomes ao lado da banda. No entanto, devido à pandemia do novo coronavírus, o plano foi adiado.