Nesta sexta-feira (19/6), o cantor e compositor Chico Buarque comemora 76 anos de idade. O músico, dramaturgo, escritor e ator brasileiro é conhecido por ser um dos maiores nomes da música popular brasileira.
Ao todo, a discografia dele conta com aproximadamente 80 discos, entre eles trabalhos solos, em parceria com outros músicos e compactos. Para homenagear a data, o Correio reuniu sete músicas para parabenizar o grande nome da música nacional.
Apesar de você
Neste ano, a faixa Apesar de você completou 50 anos. A canção popular é um apelo e uma mensagem de esperança. Em 1969, Chico Buarque, se autoexilou na Itália e ao voltar Brasil para o Brasil, no ano seguinte, se deparou com um regime ditatorial ainda mais fechado, e o cenário resultou na canção Apesar de você.
Construção
A música Construção foi escrita no começo da década de 1970, no mesmo período da composição de Apesar de você. Segundo interpretações e análises, a letra conta sobre as mudanças das relações de trabalho no Brasil instaurado pelo Regime Militar.
Cotidiano
Também com apelo político em decorrência da Ditadura Militar, Cotidiano foi lançada em 1971 para compor o álbum Construção. Segundo um levantamento do Ecad, a faixa é a quinta mais ouvida do cantor.
Tua cantiga
De uma leva mais recente, Tua cantiga chegou às plataformas digitais em 2017 e abocanhou o prêmio de melhor canção no Prêmio da Música Brasileira. A canção integra o disco Caravanas.
João e Maria
João e Maria é uma coautoria de Chico com Sivuca e é a quarta música do compositor mais tocadas nos últimos cinco anos, segundo o Ecad. A canção foi gravada pela cantora Nara Leão, lançada no álbum Os meus amigos são um barato, de 1977, que contou com a participação de Chico e Sivuca.
Roda viva
A música Roda viva foi escrita para a peça de teatro homônima a faixa, também de autoria de Chico Buarque. A peça contava a história da trajetória de um cantor massificado pelo esquema da televisão.
A moça do sonho
A moça do sonho foi lançada em 2017 juntamente a Blues pra Bia, Casualmente, Desaforos, Jogo de bola, Tua cantiga e Massarandupió. A música já tinha registros fonográficos na voz do cantor e compositor carioca. No entanto, nunca tinha recebido uma gravação individual para a discografia de Chico.