Diversão e Arte

Levantamento mostra aumento na venda on-line de livros no Brasil

As versões digitais do livros dispararam em número de vendas e apontam uma tendência


Um levantamento realizado pela Nielsen Book e coordenado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL) e Câmara Brasileira do Livro apontou que houve um crescimento nas vendas para o mercado nacional. Além de mostrar um destaque para o aumento das livrarias exclusivamente virtuais, a venda on-line cresceu 4,46%.

Em 2019, o setor livreiro produziu 395 milhões de exemplares, sendo que 80% deles foram reimpressões. O comparativo entre 2018 e 2019 revela também que houve um aumento no número de títulos e em exemplares. No ranking de gênero, o melhor desempenho, excetuando didáticos, está nos livros religiosos, seguidos por literatura infantil e adulta, respectivamente.

Desde 2014 não há um resultado tão positivo no setor. Os dados do levantamento indicam uma mudança comportamental do leitor brasileiro. Com o isolamento social e a impossibilidade de comprar livros diretamente nas livrarias, os leitores brasileiros têm investido na aquisição de e-books, ou seja, na versão digital dos títulos.