Correio Braziliense
postado em 15/06/2020 10:30
A banda brasiliense Low Dream, expoente do som alternativo dos anos 1990, lançou na sexta-feira (12/6) um clipe para a música A sky between us, do álbum Reaching for baloons, lançado em 1996.
Produzido pelo baterista Giovanni Fernandes, videomaker, designer gráfico, fotógrafo e artista plástico, o clipe remete à estética e à atmosfera da época do lançamento do disco, período que foi o auge criativo da banda.
Imagens com ares de arquivo pessoal, sobrepostas em camadas saturadas e com a predominância de tons azulados, ilustram sinestesicamente a sonoridade típica da banda, associada ao estilo shoegaze, com camadas de distorções e efeitos de guitarra com atmosfera onírica e melancólica.
“Essa música é minha favorita do disco, sempre idealizei um videoclipe para ela, mas não tivemos a oportunidade de fazer na época. A letra dessa música é uma das mais belas e fortes da banda. Ela fala sobre o desamor e sobre um casal que se ama muito e chega ao fim do relacionamento”, conta Giovanni em entrevista ao Correio.
Produção do clipe
O clipe foi produzido com colagens de vídeos garimpados em bancos de imagem gratuitos da internet, e lançado sem grandes pretensões. “Realmente não foi planejado. Não estamos relançando nada e nenhum material novo. Queria apenas tornar essa música algo também visual para as pessoas. Como sou videomaker e estou com tempo disponível por causa da quarentena, achei interessante fazer esse trabalho. Funciona como terapia”, esclarece Giovanni.
O artista comentou sobre a facilidade de produzir hoje em dia. “Nos anos 1990 eu ainda não trabalhava nessa área, dependíamos de estudantes de cinema da UnB para fazer nossos vídeos. Além do fato de na época não haver acesso à internet como temos hoje”, avalia. Em 2014, ele chegou a produzir outro clipe para a banda, dessa vez para a música Me and my friend rain.
Low Dream
Fundada em 1992 pelos irmãos Giuliano (guitarra e vocal) e Giovanni Fernandes (bateria), além de Samuel Lobo (baixo) e Luís Eduardo (guitarra), a banda ficou conhecida como “a mais britânica das guitar bands brasileiras” por fazer um som muito próximo ao de bandas da época como My Blood Valentine, Ride, slowdive e The Jesus and Mary Chain.
Entre 1991 e 1992 gravaram no Estúdio Artimanha, em Brasília, o primeiro EP, Dreamland, produzido por Geraldo “Geruza” Ribeiro, baixista da Escola de Escândalos, que participou também do primeiro álbum da banda, Between my dreams and the real things. O álbum foi lançado pelo selo Rock it!, do guitarrista Dado Villa-Lobos, da Legião Urbana, e do baixista André Mueller, da Plebe Rude.
O segundo álbum, Reaching for Baloons, foi lançado de forma independente, pela gravadora da própria banda, em 1996.
A banda encerrou as atividades em 1997 e, 2013, fez dois shows de reunião em Brasília. Em 2017, todos os lançamentos da banda foram disponibilizados digitalmente nas plataformas de streaming.
*Estagiário sob a supervisão de Adriana Izel
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.