Localizado na Octogonal, o Seu Patrício, Querido Café anunciou, nesta quinta-feira (11/6), que fechará as portas definitivamente. Com cerca de quatro anos de funcionamento e algumas mudanças no histórico, tanto de localização como de cardápio, a cafeteria encerra as atividades no domingo, 29 de junho. Cumprindo os decretos governamentais, o espaço atende, no momento, por aplicativos de delivery.
À frente do empreendimento, o empresário e barista Fabrício Lima nunca encarou o Seu Patrício Café como uma simples fonte de renda. Apesar de ter descoberto a bebida após os 20 anos, decidiu, depois de um curso de degustação de cafés especiais, compartilhar com outras pessoas as maravilhas e os encantos do universo. Logo na abertura, a cafeteria conquistou o público brasiliense e entrou para o circuito.
Nesta quinta, pelas redes sociais, Fabrício publicou um texto e um vídeo sobre a decisão tomada. “O Seu Patrício sempre foi uma casa para mim. Não só uma casa de cafés especiais, mas minha casa mesmo, no cuidado, no carinho e no amor que sempre decidi imprimir diariamente nas minhas ideias, no nosso espaço e no seu café. O nosso sobrenome “Querido Café” sempre esteve presente por realmente ser esse o jeito que gostei e gosto de tocar minhas ideias e obras: com afeto e com aconchego. E por isso mesmo decidi fechar a cafeteria, o espaço físico. Fico extremamente triste, e sei que estou fechando porque não sei quando teremos essa proximidade física novamente, a proximidade que me fez abrir, e que me fez completo. Não sei quando vou voltar a abraçar vocês direito, a conversar sobre cafés e a fazer métodos juntos. Foi uma decisão muito pensada. Mesmo. Então, peço a todos os clientes e amigos que encarem apenas como um fechamento de portas para outras se abrirem”, escreveu.
Uma publicação compartilhada por (@seupatricioqueridocafe) em
Novos projetos
A cafeteria começou pequena, na Octogonal 2. Depois, o Seu Patrício funcionou, por um período, dentro do Manifesto Coworking. Mudanças, experimentações, testes e muitas trocas de ideias até retornar para a Octogonal, no endereço onde está localizado: a quadra 6/8. Além do espaço maior e uma vendinha, a cafeteria reúne uma curadoria variada de grãos especiais, até lançar o próprio café.
Apesar do triste anúncio, Fabrício aproveitou a oportunidade para compartilhar com os clientes um novo projeto: Fruto do Cafeeiro. Um espaço de trocas, de aprendizagem e de tudo que envolve o universo do café, com vídeos, encontros virtuais e uma seleção do barista de algumas torras, principalmente, as que envolvem casas de torra do DF.