Diversão e Arte

Artista brasiliense cria exposição em Paris sobre Brasília

O projeto é uma parceria entre a desenhista brasileira Jeaninne Santos e a francesa e ceramista Caroline de la Porte

Como proposta de levar aos parisienses uma imagem imaginária da capital federal do Brasil, as artistas Jeaninne Santos e Caroline de la Porte criaram a exposição Paris-Brasília. A mostra será de 10 de junho a 10 de julho, na 88 rue de Moines Paris 17º, em Paris, das 11h às 19h. No entanto, para que o público de outros países possa também participar do evento, a exposição será semanalmente apresentada pelo Instagram.

A artista Jeaninne Santos, de 29 anos, é brasiliense e vive na França há quatro anos para concluir um curso de mestrado. Em entrevista ao Correio, ela explicou que a proposta da exposição é aproximar a população da França e do Brasil em tempos de pandemia, como uma viagem, já que as fronteiras estão fechadas. “Nós convidamos os moradores de Paris a conhecer Brasília, uma cidade não muito conhecida para eles como é o Rio, por exemplo”, diz a artista.

Saiba Mais

As obras expostas contarão com desenhos que ilustram uma mistura de Brasil e França, criados por Jeaninne. As ilustrações mostram monumentos famosos das duas cidades para facilitar a compreensão do público. “Fiz 10 desenhos misturando nanquim, vinho, café e sal. Há muitos detalhezinhos escondidos como é normal do meu estilo, e como se trata da minha cidade natal e da minha cidade de coração esses detalhes são bem pessoais”, conta Jeaninne. 
 

 
Ela explica ainda que a mostra é uma “troca cultural”. Isso se dá pela parceria com Caroline de La Porte, de 59 anos, artista ceramista francesa, que expõe cerâmicas na mostra. A artista parisiense trabalha modelagens em argila, parcialmente esmaltada. O estilo dela é um mix de simplicidade e peças mais trabalhadas 

Serviço
Exposição Paris-Brasília
Data: 10 de junho a 10 de julho
Local: 88 rue de Moines Paris 17º - Paris, França
Horário: das 11h às 19h
Obs: A exposição também terá a versão on-line pelo Instagram
 
*Estagiária sob supervisão de Adriana Izel