Diversão e Arte

Chico Simões apresentará teatro em live do Iphan

O brasiliense fará apresentação amanhã (19/05, terça), às 10h, nas redes sociais, destacando a cultura popular do teatro de bonecos



Nesta terça-feira (19/05), Chico Simões apresentará o Teatro de Bonecos Popular do Nordeste, em ação que integra a programação do PatrimônioCultural #EmCasa. Simões levará a magia dessa arte aos lares dos brasileiros, por meio da transmissão realizada pelas redes sociais do Iphan e de Chico Simões ( @chico.mamulengo.simoes, no Instagram). 


Segundo o diretor do Iphan, Hermano Queiroz, este projeto do instituto busca “unir forças com as comunidades detentoras de bens registrados como Patrimônio Cultural do Brasil". Ele completa que a ação traz visibilidade, "por meio de plataformas virtuais, às diferentes expressões do patrimônio cultural imaterial do Brasil que podem servir de inspiração neste momento em que o mundo está passando por uma crise que afetou todas as esferas da vida e que nos forçou a repensar alguns paradigmas sociais, econômicos, ambientais e culturais da humanidade”.
 

Saiba Mais

 

“Esta campanha busca destacar e tornar visível essas práticas reconhecidas como patrimônio imaterial, dando espaço a esses grupos, suas narrativas e visões de mundo, compreende a divulgação de contatos de artesãos de produtos relacionados a bens registrados, suas estratégias de comercialização de produtos oriundos de processos culturais e de acesso ao público fruidor desse patrimônio”, completa Hermano Queiroz.


Durante a live,  o mestre bonequeiro do Distrito Federal Chico Simões falará sobre esta forma de expressão brasileira tão difundida pelos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco e que ganha vez também na capital federal. “O boneco é universal, é tão mágico quanto a figura de um palhaço. A gente estar sempre ligado a momentos muito importantes da nossa vida e como em outros países, nós temos aqui uma tradição reconhecida pelo Iphan como patrimônio cultural no Teatro de Bonecos”, salienta Chico. 


O Teatro de Popular Bonecos brasileiros herda algumas influências europeias, africanas e indígenas. “O teatro popular de bonecos do Nordeste é a nossa cara, por isso é importante falar sobre ele, que aí nós estamos falando sobre nós e nossa identidade cultural”, pontua o bonequeiro brasiliense. 


Na live desta terça, um personagem já está com participação garantida. O boneco Mateus da Lelé Bicuda, morador da "volta funda", rezador de costela e benzedor de carcunda. Ele benzerá e vai abençoar as pessoas atentas a live. Os outros personagens vão entrar em cena, a partir da comunicação direta com o público. 

* Estagiária sob a supervisão de Ricardo Daehn