A era virtual trouxe uma extensão das possibilidades de acesso à comunicação e informação. Ao conectar pessoas por meio de ferramentas sociais, a internet permitiu, em tempos de pandemia e necessidade de isolamento social, que os artistas pudessem continuar tanto os trabalhos com entretenimento e exposições quanto a formação e aprimoramento de habilidades. Assim, os profissionais passaram a ministrar cursos e aulas adaptadas ao on-line e os alunos, a aprender sem sair de casa.
Pintura
Acostumada a receber alunos no ateliê, a artista plástica Carmen San Thiago (foto) precisou se adaptar para seguir ensinando técnicas de pinturas. Com aulas por meio da web, a artista transmite experiências com a pintura e ensina técnicas de aquarela e acrílica.
“A proposta é que eu possa incentivar e inspirar as pessoas no potencial criativo. Falo sobre meus mestres, inspirações e mostro que, por meio da pintura, é possível ilustrar e até decorar uma casa como na composição de um quadro. Ensino também aquarela patisserie, que é como pintar bolos, doces e pães. Com a pintura acrílica e vinílica são propostos temas com objetos do cotidiano estudando luzes, sombras e formas”, conta.
As aulas ocorrem às quartas e sextas-feiras, e custam R$ 70 a hora. Os canais de contato para inscrição no curso são pelo WhatsApp 992798655 e o e-mail é carmen.santhiago@gmail.com. É possível negociar o valor do curso, caso o aluno feche o pacote mensal. A professora também dá dicas de pintura e desenho no YouTube, no canal San Thiago Ateliê Caixa do Olho.
Teatro
Desde que precisou fechar as portas por causa da pandemia da Covid-19, o Espaço Cultural Pé Direito sofre com falta de receita. Para angariar fundos, o espaço está disponibilizando uma série de aulas, workshops e palestras on-line relacionadas a teatro pela plataforma Zoom. Seguindo o embalo, a atriz Luana Proença (foto) realizará uma semana de atividades sobre teatro de improvisação. “O Espaço Pé Direito sempre me acolheu e eu tenho um carinho especial por lá. Como o dinheiro não tem entrado nos espaços culturais, alguns não têm a verba para pagar aluguel e muitos precisarão fechar. Por isso, estou ajudando nessa campanha para arrecadar receita”, ressalta a professora.
Ela tem vasta experiência em técnicas de improviso e diversas apresentações internacionais no currículo. Assim, ministrará as palestras e workshops, de 11 a 15 de maio, que ensinarão desde os fundamentos técnicos para aprender a improvisar, até treinamentos solos de improviso.
As palestras serão 11 e 15 de maio, das 19h30 as 21h, e os workshops são divididos em duas turmas: das 13h as 15h e das 19h30 as 21h30, 12 e 14 de maio. Cada workshop tem o limite de oito participantes, que farão atividades práticas, mediante pagamento de R$ 20. A programação é aberta ao público, que pode participar como ouvinte, mas é necessário fazer inscrição no WhatsApp 999862097 e e-mail espacopedireito@gmail.com. A professora também dá aulas particulares e divulga seu trabalho no perfil do Instagram @luanamproenca.
Saiba Mais
Cinema
Para aprender cinema, é preciso ter grandes cineastas como exemplo e objeto de estudo. Assim, o curso Fellini (foto), que pertence à mostra Fellini, il maestro, do Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), teve início na quarta-feira última e se encerra hoje, com aula às 19h.
Com intuito de dar um gostinho ao público sobre a mostra que ocorreria em abril, mas foi adiada devido à pandemia, o CCBB convidou a doutora em cinema e televisão Tânia Montoro para ensinar sobre o cineasta Frederico Fellini em plataforma digital.
No primeiro dia de curso, a professora apresentou a vida e obra do diretor italiano que completaria 100 anos em 2020. Ontem, trabalhou a inserção do surrealismo e neorrealismo no cinema, a partir do diretor. Na aula de hoje, apresenta a linguagem poética do cineasta, que dirigiu os clássicos A doce vida, Oito e meio e Amarcord.
Para oferecer todo o curso de forma digital, a doutora precisou se reinventar. “Falo no espelho e me gravo para treinar. Fiz até uma cenografia Felliniana para passar atrás de mim com cenas dos filmes que eu citarei”, diz a professora.
O curso é gratuito e as aulas são ministradas por meio do aplicativo Zoom. O link para participação está disponível nas redes sociais do CCBB Brasília.
Canto
O cantor e preparador vocal Charles Cardoso (foto) usa as redes sociais com humor para compartilhar o progresso dos alunos, as técnicas e os materiais utilizados nas aulas. Além de atender pessoas que estão começando, o professor também é bastante popular entre os cantores profissionais, que querem aprimorar a técnica ou manter a saúde da voz.
“Minhas aulas têm funcionado via Skype e WhatsApp. Eu tinha experiência com o on-line antes da pandemia. Mas o principal público-alvo eram alunos que estavam morando em outros países e cidades, que gostavam do meu trabalho e queriam ter aula comigo”, conta Charles. Ele destaca que, com a pandemia, alunos presenciais migraram para o on-line e os novos começaram a ter aula nesse formato.
“A dificuldade da videochamada é conseguir ter uma percepção mais clínica de postura, respiração e entender o que o aluno precisa por meio da tela, que é limitante. Mas eu acredito que consegui desenvolver essa habilidade com a ajuda do feedback dos alunos. Sempre antecipo aspectos que acredito que possam prejudicar e alerto os cantores. Isso ajuda até na percepção sobre si e sobre a própria voz”, explica.
Charles também destaca a importância de seguir com as aulas. “Além de a minha renda familiar depender disso, a aula de canto precisa de uma continuidade, é como um exercício físico: é necessário ser trabalhado sempre para não perder o progresso”, ressalta. Os interessados podem entrar em contato por mensagem privada no perfil do Instagram @charles.cardoso ou pelo número 61-985609654.
*Estagiários sob a supervisão de Igor Silveira