Diversão e Arte

Plataforma on-line de coletâneas fotográficas reúne 238 obras sobre o DF

Esta é a primeira fase do projeto Base de Dados de Livros de Fotografia, incentivada pelo FAC


Como proposta para incentivar a cultura da arte da fotografia no país, o pesquisador e fotógrafo Leonardo Wen, de 38 anos, criou o projeto Base de Dados de Livros de FotografiaA plataforma funciona como uma biblioteca virtual, que disponibiliza um catálogo de livros fotográficos. Cada obra dispõe de uma capa de apresentação, informações bibliográficas e de spoiler de algumas páginas digitalizadas ou em PDF. 

A Base de Dados contou com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura e já tem a primeira fase concluída e lançada em 26 de abril. Para esta etapa, foram pesquisadas 38 acervos e bibliotecas, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, todas as 280 obras catalogadas nesta edição mostram a história da construção da capital federal até os dias atuais. O projeto reúne publicações veiculadas em diversos meios como livros de artistas, revistas, jornais e catálogos.

Saiba Mais

A segunda fase do projeto será lançada em outubro deste ano. A proposta é que contemple produções de outros territórios do país e tenha foco em reunir livros de teoria, história e crítica da fotografia, produzidos, desde 1970, por pesquisadores brasileiros. 


O objetivo da BDLF é contribuir com o patrimônio biográfico do país, em relação à difusão de obras fotográficas. “O site tem o potencial de alavancar a produção contemporânea de imagens e publicações impressas, além de subsidiar a produção acadêmica e de ampliar a circulação online de obras impressas e digitais”, diz a produção da plataforma em nota oficial.