Como proposta para incentivar a cultura da arte da fotografia no país, o pesquisador e fotógrafo Leonardo Wen, de 38 anos, criou o projeto Base de Dados de Livros de Fotografia. A plataforma funciona como uma biblioteca virtual, que disponibiliza um catálogo de livros fotográficos. Cada obra dispõe de uma capa de apresentação, informações bibliográficas e de spoiler de algumas páginas digitalizadas ou em PDF.
A Base de Dados contou com incentivo do Fundo de Apoio à Cultura e já tem a primeira fase concluída e lançada em 26 de abril. Para esta etapa, foram pesquisadas 38 acervos e bibliotecas, em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Além disso, todas as 280 obras catalogadas nesta edição mostram a história da construção da capital federal até os dias atuais. O projeto reúne publicações veiculadas em diversos meios como livros de artistas, revistas, jornais e catálogos.
Saiba Mais
O objetivo da BDLF é contribuir com o patrimônio biográfico do país, em relação à difusão de obras fotográficas. “O site tem o potencial de alavancar a produção contemporânea de imagens e publicações impressas, além de subsidiar a produção acadêmica e de ampliar a circulação online de obras impressas e digitais”, diz a produção da plataforma em nota oficial.