Uma declaração polêmica de Ellen Pompeo, protagonista de Grey's anatomy, chegou aos Trendings Topics do Twitter na última quarta-feira (23/4). O conteúdo consiste em um vídeo, referente a uma entrevista da atriz para a Oxford Union Q&A, em 2018. Na gravação, ela fala sobre o caso que envolve o produtor Harvey Weinstein, condenado neste ano por estupro, e o tratamento feminino no universo cinematográfico.
Em um primeiro momento, a atriz fez comentários que levaram a entender que a artista teria colocado a culpa nas vítimas de Harvey nos casos de abuso sexual. "Acho que temos alguma responsabilidade, não em todos os casos, mas são necessários dois para dançar um tango, com certeza. Não é para culpar a vítima, é só para dizer”, declarou.
Ainda durante a conversa, a atriz, conhecida por interpretar Meredith Grey, explicou que, por ordens do assessor pessoal, foi encaminhada à sala de Weinstein e que, em nenhum momento da conversa, se sentiu desconfortável e assediada por ele. “Eu entrei em uma sala com Harvey Weinstein, eu sentei à mesa com ele, eu passei provavelmente duas horas e meia com ele. Ele nunca disse nada inapropriado pra mim, ele nunca fez nenhum tipo de avanço físico. Eu não estava em uma sala sozinha com ele. Eu fui mandada pelo meu agente no meio do dia. Eu não acho que tivesse nada de errado. Eu não entraria naquela sala de noite. Mas ele não fez nada desapropriado comigo”, lembra a atriz.
Pompeo contou, além disso, que o teria reprimido caso houvesse uma situação de assédio naquele momento. “Agora, se ele tivesse feito, eu teria pego aquele copo e esmagado no rosto dele”, afirmou.
A personagem principal de Grey's anatomy declarou, em outro momento da entrevista que acha que as mulheres “têm alguma responsabilidade” da maneira que se apresentam a um diretor. "Você certamente entra na sala com a ideia de que o diretor precisa se apaixonar por você para te dar esse papel. E então, como mulheres, nós flertamos. Acho que nós estamos cientes de nosso poder... Especialmente as mulheres... Cientes de nosso poder de sedução muito cedo e nós o usamos. É útil, né?”, comentou Pompeo.
Contudo, após a declaração ela explicou que ainda assim deve haver um equilíbrio. “Tem que existir um balanço. Tem que existir uma linha. Mas eu acho que temos alguma responsabilidade sim”, finalizou.
Os comentários da artista não foram bem vistos pelo público. No Twitter, os usuários “cancelaram” Ellen Pompeo e mostraram indignação com as declarações da então ídola da série médica.