O sexagenário da capital federal terá uma festa diferenciada e adaptada às condições impostas pela quarentena. Para seguir com as festividades, em uma marca tão importante na história da cidade, em 21 de abril, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec) realiza o festival Cantando para Brasília, com nomes que se destacam no cenário cultural da cidade.
Este ano, longe da Esplanada dos Ministérios, mas em ambiente virtual, a festa conta com uma série de apresentações e atividades multiculturais. As celebrações começarão com a tradicional missa, celebrada pelo Arcebispo de Brasília, Dom Sérgio da Rocha, e contará com programação durante todo o dia, para todos os públicos.
O evento é completamente gratuito e contará com uma programação que inclui uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro.
Artistas locais dão continuidade ao evento, como a escritora e contadora de histórias Fátima Venzi, que traduz o amor por Brasília de maneira lúdica. Para comemorar o aniversário da cidade natal, ela lança, às 11h30, sua história A menina e o ipê amarelo.
Além dela, Maria Bonita, da Vila Planalto, contará a partir do meio-dia, a história dos pioneiros. Voltadas ao público infantil, as apresentações que fecham a primeira parte do evento promovido pela Secretaria de Cultura e Economia Criativa, são fruto de parceria com o programa Mala do Livro, que completa 30 anos em outubro de 2020.
Cantando para Brasília
O Festival Cantando para Brasília segue durante a tarde com atrações musicais, de ritmos como samba, axé, forró, pop rock, MPB e sertanejo. Ao todo, 15 artistas farão apresentações musicais virtuais para embalar os 60 anos da capital do país. Se apresentam nomes como Nilsinho, Dhi Ribeiro, Túlio Ribeiro, Roni e Ricardo e Collo de Mainha que se se revezam durante dez horas na grande celebração.
O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, explicou por nota, que mesmo diante do desafio de comandar uma festa durante o isolamento social, contou com empenho da classe artística do Distrito Federal, que se mobilizou para dar à cidade uma comemoração digna da data sem custos aos cofres públicos
Outras ações
Os 60 anos de Brasília também serão celebrados em outros três grandes eventos que contam com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. Com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), a sétima edição do Brasília International Film Festival (BIFF), evento brasileiro dedicado ao trabalho de cineastas estreantes no Brasil e no mundo, começa em 21 de abril em formato completamente digital.
Também a partir da próxima terça-feira (21/4) até o dia 4 de maio, as janelas do Plano Piloto, Ceilândia, Cruzeiro, Guará, Lago Norte, Sobradinho e Taguatinga se transformam na plateia para o Serenatas de Abril Brasília 60 anos, parte do projeto Brasília 60%2b60. Artistas e instrumentistas selecionados farão apresentações que propiciam uma celebração à vida, ao afeto, à amizade e à família.
E a partir desta sexta-feira (17/4), até o dia 27 de abril, é realizado o No seu quadrado, primeiro festival online multilinguagens do Brasil. A programação conta mais de 70 atividades formativas e cerca de 180 profissionais em apresentações artísticas, em um total de mais de 300 profissionais envolvidos em todo o processo de produção.
Confira os horários e perfis de cada atração da festa dos 60 anos de Brasília:
(Todas as atrações se apresentam pelo Instagram)
Festival Cantando para Brasília – 60 Anos
10h – Missa celebrada pelo Arcebispo Brasília, Dom Sérgio da Rochacecdf
Contação de histórias (para crianças) – parceria Programa Mala do Livro
11h30 – A menina e o Ipê Amarelo – @fvenzi
12h – A história dos pioneiros- @mariabonitacerrado
Atrações Musicais
13h às 13h40: Vinícius Oliveira – @viniciusdeoliveiraoficial
13h40 às 14h20: Túlio Borges – @tulio_borges
14h20 às 15h: Milsinho – @milsinhooficial
15h às 15h40: Luciano Ibiapina – @luciano_ibiapina_oficial
15h40 às 16h20: Renata Jambeiro – @renatajambeirooficial
16h20 às 17h: Roni & Ricardo – @roniericardo
17h às 17h40: Collo de Mainha – @collodemainha
17h40 às 18h20: Bebeto Cerqueira – @bebetocerqueira
18h20 às 19h: Marcelo Sena – @cantormarcelosena
19h às 19h40: Banda Imagem – @bandaimagem
19h40 às 20h20: Dhi Ribeiro – @dhiribeirooficial
20h20 às 21h: Marcelo Café – @marcelocafeoficial
21h às 21h40: Nego Rainer – @negorainner
21h40 às 22h20: Banda Crazy – @bandacrazy
22h20 às 23h: Barão & Mauá – @baraoemaua