Correio Braziliense
postado em 16/04/2020 04:16
“O mundo envelhece, mas a gente nunca/ Com a mente jovem quando tudo muda/ A paz a gente busca/ Continuamos na luta/ Buscando o Ponto de Equilíbrio/ Harmonia no convívio.” Foi por meio da mensagem da música Família ponto que o grupo Ponto de Equilíbrio definiu os 20 anos de carreira completados em 2020. A canção, escrita pelos integrantes da banda em parceria com o trio Dogz, formado por Ruxell, Pablo Bispo e Sérgio Santos e lançada no início de março, explica um pouco do conceito do grupo e da trajetória dele.
A positividade é a principal mensagem da faixa e do grupo composto por Helio Bentes (voz), Pedro Pedrada (baixo), Márcio Sampaio (guitarra), Tiago Caetano (teclado), Lucas Kastrup (bateria) e Marcelo Campos (percussão). Além de transparecer a rotina dos músicos que se juntaram, anos atrás, primeiramente fazendo covers de Bob Marley.
“Tudo começou com a união de oito jovens amigos que gostavam de música e que ouviam muito reggae. Não tínhamos a pretensão de fazer sucesso, e sim de expor nossas mensagens e própria dizeres”, avalia Tiago Caetano em entrevista ao Correio.
Saiba Mais
Família ponto foi lançada como um aquecimento para as celebrações dos 20 anos, que, será comemorada com uma turnê. “Assim que tudo se normalizar voltaremos para a estrada, que é onde nós gostaríamos de estar”, comenta Lucas Kastrup. Na série de shows, ainda sem data por conta da pandemia, os sucessos dos 20 anos serão relembrados. “Vamos trazer um repertório que passeia pelos melhores momentos da banda e participações especiais”, completa.
Duas perguntas / Lucas Kastrup
Nesse momento de isolamento e quarentena. O que vocês têm feito?
Estamos há 20 anos, na maioria dos fins de semana, fora de casa com muitas noites viradas nos palcos e em horas de estrada. Agora, a quarentena nos faz dar uma pausa e, com isso, podemos dar uma atenção a nós mesmos, para uma reflexão e para organizar muitas coisas em casa. Então, tudo isso também tem um lado positivo e isso certamente traz inspiração.
Como analisa a cena de reggae no país?
O reggae é um divisor de água na produção fonográfica mundial, pois dele provêm o rap e inúmeros outros gêneros musicais. No Brasil, o reggae influenciou a MPB, o rock nacional etc. Então, o ritmo é a base de toda a música que é produzida desde seu advento. Temos importantes artistas aqui, mas o mercado musical, independentemente do estilo, encontra, hoje, desafios e a necessidade de renovação.
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.