O cantor Moraes Moreira morreu, na madrugada desta segunda-feira (13/4), em casa no Rio de Janeiro. A informação foi divulgada primeiramente nesta manhã pelo Blog do Marrom, do jornal baiano Correio 24 Horas, que confirmou com o cantor e compositor Paulinho Boca de Cantor, que integrou os Novos Baianos. De acordo com Paulinho, que estava muito consternado, Moraes Moreira morreu dormindo.
Ao longo da carreira iniciada no fim dos anos 1960, Moraes Moreira gravou e lançou 45 discos, seja com a banda Novos Baianos, seja na carreira solo. Ocupava a cadeira nº 38 da Academia Brasileira de Literatura e Cordel, sendo autor de obras como Poeta não tem idade e A história dos Novos Baianos e outros versos. Ficou marcado por canções como Acabou chorare, Preta Pretinha, Bloco do prazer e Chame gente.
Quarentena
Dias antes da morte, Moraes havia feito uma publicação no Instagram dizendo que estava aproveitando o período de quarentena devido à pandemia de coronavírus para tocar e escrever. Na época, publicou um cordel escrito na madrugada, intitulado Quarentena. "O que vale é o ser humano/ E sua dignidade/ Vivemos num mundo insano/ Queremos mais liberdade,/ Pra que tudo isso mude/ Certeza, ninguém se ilude/ Não tem tempo,nem idade".
Passagens por Brasília
Em dezembro do ano passado, Moraes Moreira apresentou show acústico duplo em Brasília em comemoração aos 50 anos de carreira, no Clube do Choro. Na oportunidade em entrevista ao jornalista Irlam Rocha Lima, relembrou a trajetória e disse: "Olho pra trás e vejo que trabalhei, construindo uma obra". Antes, havia feito passagem pela cidade homenageando João Gilberto no CCBB.
Em 2017, veio à capital federal com a turnê com o grupo Novos Baianos. O show comemorativo de 45 anos da banda foi acompanhado pelo Correio. Veja vídeos abaixo!
Repercussão
O chão da praça já não balança como antes. Vai em paz, meu Ãdolo. Te devo muitas alegrias atrás dos trios elétricos nos anos 80.
%u2014 helio de la peña (@lapena)
Vá na paz Moraes Moreira "Acabou Chorare"
%u2014 Marcelo Tas (@MarceloTas)
Que tristeza enorme. Moraes é dos grandes da nossa música. Foi roqueiro antes do tempo, revolucionou o carnaval, foi o principal compositor dos Novos Baianos, minha banda preferida de todos os tempos, escreveu%u2026
%u2014 Leoni (@Leoni_a_jato)
O Clube de Regatas do Flamengo lamenta profundamente a morte do músico e ilustre rubro-negro Moraes Moreira. Muita força aos familiares e amigos neste momento tão triste. %uD83D%uDE4F
%u2014 Flamengo (de %uD83C%uDFE0) (@Flamengo)
Moraes Moreira fez revolução nos meus ouvidos.
%u2014 ana caetano (@anacaetanoc)
Muito obrigada!
Triste demais sabendo da morte de Moraes Moreira. Dos Novos Baianos até hoje acompanhei sua linda história musical. Era ótima pessoa Fica meus sentimentos a famÃlia e a nós todos fas
%u2014 Serginho Groisman (@oserginho)
Notícias pelo celular
Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.
Dê a sua opinião
O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.