Assim como muitos eventos culturais mundo afora, o Festival de Cinema de Cannes adiou a data da premiação. No entanto, na última quinta-feira (26/3), a organização divulgou que trabalha com a possibilidade de uma nova data entre junho e julho, em meio a especulações de cancelamento.
Por meio de uma nota enviada à revista Variety, o festival pontuou o papel importante que desempenha na economia do cinema afirmando que “a decisão de cancelar, quando foi posta na mesa semanas atrás, fez com que membros do setor pedissem para que não desistissem de realizá-lo em outro momento de 2020”.
No entanto, o festival é realizado na França, país que vem sofrendo severas consequências devido ao coronavírus. Inicialmente, previsto para ser realizado entre 12 e 23 de maio na França, o evento foi adiado em virtude do confinamento absoluto adotado pelo presidente Emmanuel Macron.
Sobre o cancelamento, Festival de Cannes ainda pontou que pensa no bem-estar de todos os envolvidos de modo que caso não seja possível a realização do evento em decorrência do coronavírus. “Vamos aceitar isso”.