O historiador, arte-educador e radialista brasiliense Daniel Mioju lançou, nesta quarentena, o curso o-nline A história não contada do Brasil, no qual compartilha conhecimentos sobre as matrizes culturais e filosóficas da umbanda, capoeira e samba, e suas respectivas expressões na contemporaneidade. O curso é dividido em três módulos: Alicerce, com os temas Catolicismo português, Comércio de gente e Caboclaria; Reboco (Aquilombamento, Brasil de dentro e Muganga); e Barracão (Ubanda, Capoeira e Samba).
Formado em história pela Universidade de Brasília, Mioju é percussionista profissional, ogã da religião omolokô e fabricante de instrumentos de percussão. Ensina capoeira, como arte-educador, há 15 anos, e há nove atua na Rádio Cultura FM como sonoplasta, produtor e locutor do programa Barracão. Pesquisa tradições afro-brasileiras desde 2000 e, na UnB, produziu uma pesquisa sobre a história da capoeira em Brasília. “Essa é a minha vida inteira. Nessa quarentena, veio um estalo na minha cabeça de terreirizar o pensamento”, conta o educador.
Saiba Mais
O curso custa R$ 150 e tem início no momento em que o candidato se inscreve. Não há limite de vagas e as inscrições estão permanentemente abertas.